NOTÍCIA ANTERIOR
Honda divulga imagens da linha Accord 2011 para os EUA
PRÓXIMA NOTÍCIA
Golpistas oferecem na internet veículos com preços abaixo da tabela
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/06/2010 | Veículos
GM exalta reestruturação para atrair investidores
A General Motors , um ano depois de ter saído da concordata, reinventou o jeito de operar, com custos significativamente menores, marcas mais fortes e ganhos em mercados emergentes como a China, disse o presidente-executivo da montadora, Ed Whitacre, a potenciais investidores nesta terça-feira (29).

Falando a analistas e potenciais investidores de Wall Street pela primeira vez desde que a GM saiu da proteção contra falência em 2009 e antes da planejada oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) no fim deste ano, Whitacre tentou distinguir a nova GM da fabricante de veículos que foi reestruturada com suporte financeiro do governo dos Estados Unidos.

"Não estamos reintroduzindo a GM hoje. Estamos introduzindo a nova GM, porque somos uma nova e muito diferente companhia do que éramos 12 meses atrás", afirmou Whitacre em evento organizado pela GM em seu centro de desenvolvimento de produto e engenharia em Warren, Michigan.

Cerca de 200 pessoas da comunidade financeira e outros credores acompanharam a apresentação da GM.

A primeira atualização do progresso financeiro da GM por sua diretoria acontece enquanto a maior montadora dos EUA se prepara para seu IPO que deve ser uma das maiores ofertas de ações da história norte-americana.

O evento marca o início do roadshow que permitirá ao Tesouro dos EUA se desfazer da fatia majoritária que detém na GM. Segundo banqueiros, o Tesouro norte-americano pode levantar até US$ 20 bilhões com a operação.

Com o balanço patrimonial em ordem devido à ajuda de US$ 50 bilhões do governo dos EUA e à concordata suportada pela administração do presidente Barack Obama, o presidente-executivo da GM e outros executivos tentaram vender a mensagem de que a montadora reformulou sua linha de produtos e planeja se expandir mais em países emergentes.

Países em desenvolvimento

A GM disse que seu market share combinado no Brasil, Rússia Índia e China (Bric) foi de 13% no primeiro trimestre, acima de sua participação considerando o mercado global, que foi de 11,2%.

A empresa planeja introduzir 70 novos produtos em países em desenvolvimento até 2014.

A GM, que agora é número 1 em vendas de veículos na China com mais de 13% de market share no país, disse que as vendas da indústria automotiva no mercado chinês devem crescer cerca de 20%, para 16,5 milhões de carros, neste ano.

Em comparação, analistas projetam que as vendas de veículos nos EUA fiquem entre 11,5 milhões e 12 milhões de unidades em 2010.

A reestruturação da GM financiada pelo Tesouro dos EUA deu ao governo norte-americano uma fatia de 60,8 por cento na empresa, que deve ser vendida com o IPO.

Por G1 - Reuters
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.