NOTÍCIA ANTERIOR
Primeiras impressões: Hyundai HB20X
PRÓXIMA NOTÍCIA
Toyota anuncia recall de 1,1 milhão de carros no mundo
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/01/2013 | Veículos
GM e Peugeot Citroën criarão juntas Zafira e C3 Picasso para Europa
Executivos das empresas detalharam carros a serem feitos pela aliança.

As montadoras juntaram forças em fevereiro de 2011, para cortar custos.


A General Motors e a PSA Peugeot Citroën anunciaram nesta quinta-feira (24) os planos para desenvolverem juntas uma nova linha de carros compactos e minivans. Plataformas de carros da Peugeot servirão para desenvolver os sucessores de Corsa, Meriva e Zafira europeias, vendidas lá sob a marca da Opel Vauxhall, subsidiária da GM.

Em contrapartida, a GM, em seu centro de engenharia em Ruesselsheim, na Alemanha, vai desenvolver o sucessor do Citroën C3 Picasso e do SUV Peugeot 2008.

Aliadas desde fevereiro do ano passado, as empresas ainda não decidiram onde vão produzir os modelos, mas espera lançá-los no mercado europeu a partir de 2016.

Os detalhes foram revelados pelo vice-presidente da GM Steve Girsky e o CEO da Peugeot, Philippe Varin, em uma entrevista coletiva em Bruxelas. "Pelo que vejo hoje não é qualquer impacto negativo nessa aliança para nenhum dos lados", disse Varin, quando perguntado sobre possível cortes de vagas.

"Esses produtos irão para o mercado em 206, então ainda é prematuro tomar qualquer decisão em relação à produção", completou Girsky. "Vamos cuidar disso quando for a hora."

Crise europeia
Tanto a Peugeot quando a Opel estão lutando com o excesso de produção diante de um mercado europeu em crise. Em 2012, demanda por automóveis no continente foi a menor em 17 anos e continua caindo. A Peugeot já anunciou o corte de 10 mil postos de trabalho. E a Opel estuda o fechamento de uma fábrica em Bochum, na Alemanha, para amenizar as perdas que deverão ter somado entre 1,5 bilhão e 1,8 bilhão na Europa em 2012.

Em julho passado, a Peugeot previa que a aliança com a GM resultaria numa economia de 350 milhões de euros em custos de produção até 2015. A parceria foi anunciada há quase 1 ano e, por meio dela, a GM passou a ter 7% de participação na PSA. A associação formou a maior compradora do mundo, com volumes anuais de compras de, pelo menos, US$ 125 bilhões.

Em março de 2012, o G1 apurou que há planos de as marcas desenvolverem um carro compacto no Brasil. Dos modelos citados nesta quinta-feira para serem feitos até 2016, para o mercado europeu, nenhum dos Opel é vendido no Brasil, apesar de o portfólio da marca Chevrolet ter tido, até pouco tempo, carros com o mesmo nome, mas que eram diferentes dos europeus ou, pelo menos, de gerações mais antigas. Era o caso de Zafira e Meriva, que recentemente foram substituídas pelo Spin, e do Corsa, que aqui deu lugar ao hatch Onix.

Em relação aos carros da Peugeot, o C3 Picasso é vendido no país, produzido em Porto Real. O 2008 ainda não foi lançado: sua primeira geração deverá ser apresentada mundialmente no próximo Salão de Genebra, em março.

O uso de uma mesma plataforma para veículos de diferentes marcas não é novidade no grupo PSA. Os modelos Peugeot 107 e Citroën C1, por exemplo, utilizam a mesma plataforma do Toyota Aygo, resultado também de uma parceria entre as montadoras. Na época do anúncio, PSA e a GM informaram que nenhuma marca será criada e que as vendas de cada montadora serão mantidas separadamente, inclusive, concorrendo entre si.

Por G1, com agências internacionais
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.