DATA DA PUBLICAÇÃO 17/03/2014 | Veículos
GM conhecia desde 2001 defeito que provocou 12 mortes, diz agência
Defeito na ignição de veículos está relacionado a 30 acidentes nos EUA.
Número de mortes relacionadas a defeito pode chegar a 303, diz pesquisa.
A General Motors (GM) detectou em 2001 um problema que levou ao recente recall de 1,6 milhão de veículos na América do Norte, três anos antes do que a empresa admitiu, segundo um documento consultado nesta quinta-feira (13), informou a agência France Presse.
Nenhum dos modelos envolvidos no chamado teve unidades vendidas no Brasil. Um deles, o Cobalt SS, não tem nada a ver com o Cobalt comercializado no mercado brasileiro.
Um defeito na ignição está relacionado a trinta acidentes, que deixaram 12 mortos. Autoridades americanas querem saber porque a GM demorou mais de 10 anos para ordenar a revisão dos veículos danificados.
De acordo com informação publicada no jornal "The New York Times", o número de mortes relacionadas ao problema podem chegar a 303. Este levantamento foi feito pela Friedman Research Corporation, empresa que analisa dados de segurança em veículos, que enviou documento com estas informações para o National Highway Traffic Safety Adminstratiom (NHTSA), órgão que regula os transportes no país.
A GM criticou o uso do banco de dados chamado de Fatality Analysis Reporting System (Fars). "Como observadores experientes sabem, o Fars rastreia dados brutos. Sem uma análise rigorosa, é pura especulação tirar qualquer conclusão significativa", disse porta-voz da GM ao jornal.
Investigações
O maior fabricante carros dos Estados Unidos está no centro de diversas investigações, uma da agência responsável pela segurança nas estradas; uma da Câmara dos Representantes; e uma, segundo a imprensa, do Departamento de Justiça.
A GM ordenou em fevereiro o recall de 1,6 milhão de veículos nos Estados Unidos, México e Canadá, principalmente carros das marcas Chevrolet, Pontiac e Saturn fabricados entre 2003 e 2007. Nenhum dos carros envolvidos é vendido no Brasil
Os modelos são Pontiac Pursuit, G5, Saturn Ion, Chevrolet HHRs, Pontiac Solstice, Saturn Sky e Chevrolet Cobalt que, apesar do nome, não é o mesmo carro vendido no Brasil.
A AFP teve acesso a um documento enviado pela GM ao governo que mostra que um relatório feito nos trabalhos prévios à produção do Saturn Ion em 2001 já indicava o problema.
Na época, uma mudança no desenho do projeto foi feita para solucionar o problema. Mas, dois anos mais tarde, um técnico reportou que um Saturn Ion desligou enquanto ele o dirigia.
A empresa também recebeu em 2003 várias reclamações de usuários desse modelo de que não conseguiam ligar o carro.
A GM pode receber uma multa de 35 milhões de dólares, uma cifra pequena comparada aos 155 bilhões de seu faturamento anual.
Um porta-voz da firma, consultado pela AFP sobre essa informação, afirmou por e-mail que a "GM está completamente decidida a aprender com o passado, adotando normas elevadas em termo de qualidade e rendimento" de seus produtos.
As ações da fabricante caíram 2,21% nessa quinta, chegando a U$ 34,09 o papel.
Número de mortes relacionadas a defeito pode chegar a 303, diz pesquisa.
A General Motors (GM) detectou em 2001 um problema que levou ao recente recall de 1,6 milhão de veículos na América do Norte, três anos antes do que a empresa admitiu, segundo um documento consultado nesta quinta-feira (13), informou a agência France Presse.
Nenhum dos modelos envolvidos no chamado teve unidades vendidas no Brasil. Um deles, o Cobalt SS, não tem nada a ver com o Cobalt comercializado no mercado brasileiro.
Um defeito na ignição está relacionado a trinta acidentes, que deixaram 12 mortos. Autoridades americanas querem saber porque a GM demorou mais de 10 anos para ordenar a revisão dos veículos danificados.
De acordo com informação publicada no jornal "The New York Times", o número de mortes relacionadas ao problema podem chegar a 303. Este levantamento foi feito pela Friedman Research Corporation, empresa que analisa dados de segurança em veículos, que enviou documento com estas informações para o National Highway Traffic Safety Adminstratiom (NHTSA), órgão que regula os transportes no país.
A GM criticou o uso do banco de dados chamado de Fatality Analysis Reporting System (Fars). "Como observadores experientes sabem, o Fars rastreia dados brutos. Sem uma análise rigorosa, é pura especulação tirar qualquer conclusão significativa", disse porta-voz da GM ao jornal.
Investigações
O maior fabricante carros dos Estados Unidos está no centro de diversas investigações, uma da agência responsável pela segurança nas estradas; uma da Câmara dos Representantes; e uma, segundo a imprensa, do Departamento de Justiça.
A GM ordenou em fevereiro o recall de 1,6 milhão de veículos nos Estados Unidos, México e Canadá, principalmente carros das marcas Chevrolet, Pontiac e Saturn fabricados entre 2003 e 2007. Nenhum dos carros envolvidos é vendido no Brasil
Os modelos são Pontiac Pursuit, G5, Saturn Ion, Chevrolet HHRs, Pontiac Solstice, Saturn Sky e Chevrolet Cobalt que, apesar do nome, não é o mesmo carro vendido no Brasil.
A AFP teve acesso a um documento enviado pela GM ao governo que mostra que um relatório feito nos trabalhos prévios à produção do Saturn Ion em 2001 já indicava o problema.
Na época, uma mudança no desenho do projeto foi feita para solucionar o problema. Mas, dois anos mais tarde, um técnico reportou que um Saturn Ion desligou enquanto ele o dirigia.
A empresa também recebeu em 2003 várias reclamações de usuários desse modelo de que não conseguiam ligar o carro.
A GM pode receber uma multa de 35 milhões de dólares, uma cifra pequena comparada aos 155 bilhões de seu faturamento anual.
Um porta-voz da firma, consultado pela AFP sobre essa informação, afirmou por e-mail que a "GM está completamente decidida a aprender com o passado, adotando normas elevadas em termo de qualidade e rendimento" de seus produtos.
As ações da fabricante caíram 2,21% nessa quinta, chegando a U$ 34,09 o papel.
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