NOTÍCIA ANTERIOR
Mercedes-Benz revela o SUV GLA na versão que chegará em 2014
PRÓXIMA NOTÍCIA
Primeiras impressões: Citroën C4 Lounge Tendence 2.0 flex automático
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/08/2013 | Veículos
GM antecipa fim da produção do Classic em São José dos Campos
Acordo com o sindicato previa manutenção do setor até o fim do ano.

Decisão ameaça o emprego de 850 funcionários que estão em licença.


A General Mortors anunciou na tarde desta sexta-feira (16) a antecipação do fim da produção do Classic na planta de São José dos Campos, no interior de Sao Paulo, o que coloca em risco o emprego de 850 funcionários da unidade que estão em licença remunerada. Com isso, a empresa rompe um acordo feito com o Sindicato dos Metalúrgicos, que previa a manutenção do setor de Montagem de Veículos Automotores (MVA) em funcionamento até o fim deste ano. A unidade produzia 150 veículos por dia, cerca de 5% da produção total do veículo, que também é fabricando em São Caetano do Sul (SP) e Rosário, na Argentina.

De acordo com o diretor de relações institucionais da GM, Luiz Moan, a montadora não tem condições de manter a produção do Classic na unidade de São José dos Campos. "Sabemos do compromisso que temos com os trabalhadores, mas chegamos a uma situação de inviabilidade financeira e decidimos suspender a produção do Classic. Mas queremos minorar o impacto aos trabalhadores", explicou.

Com a medida, 850 dos 897 empregados da GM que estão em licença remunerada correm o risco de perder seus empregos no dia 30 de agosto - quando os trabalhadores deveriam retornar à empresa. A licença foi prorrogada, pois anteriormente estava marcada para terminar no dia 26.

Mesmo assim, a montadora informou que está disposta a negociar uma solução para reduzir o impacto. "Não há decisão tomada (sobre os trabalhadores), queremos discutir com o sindicato. Estamos abertos a uma negociação para minorar o impacto às pessoas", disse Moan.

Uma nova rodada de negociação entre a GM e os metalúrgicos foi agendada para a próxima sexta-feira (23). Entre as medidas que podem ser negociadas estão um Programa de Demissão Voluntária (PDV) diferente do que está sendo oferecido e a extensão da licença remunerada até dezembro. O atual PDV segue até sexta-feira e até agora tem adesão de 178 funcionários.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Antônio Ferreira de Barros 'Macapá', disse que os trabalhadores exigem que a empresa cumpra o acordo e mantenha o MVA aberto até pelo menos o fim do ano. "Lamentamos essa decisão da GM, que rompe um acordo. Não existe justificativa. A empresa tem que assumir a responsabilidade, queremos que honrem o que ela firmou com a gente", afirmou.

Ainda segundo Macapá, o sindicato deve iniciar na próxima semana um processo de mobilização dos metalúrgicos e não descarta acionar a Justiça para que o acordo seja cumprido. "Podemos ingressar na Justiça, podemos fazer pressão política no governo porque é um desrespeito o que a GM quer fazer com os trabalhadores".

O MVA foi alvo de um impasse que durou quase um ano entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a empresa. A GM informou em julho de 2012 a intenção de fechar o setor e, após uma série de reuniões entre sindicato e empresa, foram demitidos quase 600 funcionários em março deste ano.

Investimentos
A unidade da GM em São José disputa com fábricas de outros dois países um investimento de R$ 2,5 bilhões com a implantação de uma nova linha de produção de veículos. Segundo Moan, ainda não há uma definição sobre o investimento. "Tem outros dois países em disputa, mas um deles já está praticamente descartado. Se for aqui daremos preferência a ex-funcionários, mas isso não significa garantia de emprego.", disse.

A montadora poderá gerar 2.500 empregos na cidade em 2017 - data prevista para o início da produção do novo modelo, que seria um compacto com grande volume de produção.

Por Carlos Santos - G1 Vale do Paraíba e Região
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.