NOTÍCIA ANTERIOR
Servidor da Prefeitura de Mauá é exonerado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Donisete Braga visitará Hospital Nardini para anunciar investimentos
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/12/2013 | Cidade
GGI de Mauá avalia ações na última reunião do ano
GGI de Mauá avalia ações na última reunião do ano A última reunião Gabinete de Gestão Integrada de Mauá teve a participação de 28 pessoas. Crédito: Roberto Mourão
A última reunião Gabinete de Gestão Integrada de Mauá teve a participação de 28 pessoas. Crédito: Roberto Mourão
Prevenção à violência deixa saldo positivo nas atividades do GGI de Mauá em 2013; Trabalho integrado foi a principal conquista na prevenção e combate à violência e criminalidade

No último dia (10/12) foi realizada no auditório da Prefeitura, a última reunião do ano de 2013 do Gabinete de Gestão Integrada de Mauá (GGIM). A avaliação geral do ano foi positiva, uma vez que todos elogiaram o Gabinete como espaço para discutir problemas e apresentar soluções para questões relacionadas à prevenção e combate à violência e criminalidade, promoção da sensação de segurança e consolidação da cultura de paz.

O encontro teve a participação de 28 pessoas, entre elas, o prefeito Donisete Braga; os secretários municipais de Governo, Edilson de Paula; de Segurança Pública, Carlos Wilson Tomaz; de Finanças, Ruzibel Sena; de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes; o 1º tenente Vasquez, do 8º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros; capitão Carmo Júnior, do 30º Batalhão de Polícia Militar; o delegado titular da Polícia Civil, Alberto Alves; o diretor do Centro de Detenção Provisória, André Alves; Ulisses dos Anjos, do Serviço Social da Indústria (SESI); Conselheiro Tutelar, Gecimar Evangelista; Justiça Federal, José Nelson da Silva; e outros representantes de instituições que integram o órgão.

Carlos Tomaz apresentou um balanço das ações da Secretaria de Segurança Pública e das ações do GGIM. Destacou a realização de operações integradas entre a Guarda Civil Municipal e as polícias Civil e Militar, como, por exemplo, para monitorar a avenida Portugal, ponto de encontro de jovens da cidade, bailes funk, pancadões, venda de bebidas alcoólicas, entre outros. A adesão a programas federais foi outro destaque, como o ‘Crack, é Possível Vencer’, que viabilizará a instalação de 20 câmeras de videomonitoramento, uma base móvel, duas viaturas, duas motos, 50 pistolas não letais e a capacitação de 40 profissionais.

Tomaz detalhou o funcionamento do Sistema de Videomonitoramento Eletrônico de Segurança, que tem 28 câmeras instaladas nesta primeira fase, com recursos municipais e da Secretaria Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Senasp), do Ministério da Justiça. Sistema este que será integrado com o monitoramento das áreas de divisas, proposto pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Uma segunda fase contará com 48 novos pontos a serem monitorados, sugeridos para uma implantação futura, com apoio da iniciativa privada.

Representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil concordaram com a importância da participação e dos resultados obtidos com o planejamento realizado por intermédio do GGIM. “A sensação de insegurança está em todas as instituições e sem a participação seria mais difícil encontrarmos as soluções. Temos avançado em trazer recursos materiais e humanos e é inegável o avanço dos projetos com a participação de todos”, explicou o delegado titular, Alberto Alves. Segundo o delegado, a integração das forças de segurança está focada na Operação Final de Ano, para que a população possa fazer suas compras com mais tranquilidade.

“Este não é um espaço da Prefeitura, mas de todas as instituições. Vamos cada vez mais buscar recursos e condições para avançar nas políticas públicas. Às vezes, até a revitalização de uma praça representa uma transformação nas relações com a comunidade” afirmou o prefeito. Ele deu o exemplo da praça do Parque das Américas, na rua América do Sul. Os moradores passaram a ocupar o espaço para lazer e integração, aproveitando a revitalização promovida pela Prefeitura e cuidando, eles mesmos, do local para evitar vandalismo, sujeira e depredação.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.