NOTÍCIA ANTERIOR
Ministro da Educação afirma que salário de professor será prioridade no governo Dilma
PRÓXIMA NOTÍCIA
Inscrições para o SiSU começam em 16 de janeiro
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/12/2010 | Educação
Geografia deixou de ser ''decoreba'', diz professor
A disciplina escolar conhecida por estudantes até a década de 1980 não existe mais. Influenciada por conceitos da filosofia, da antropologia e da sociologia, a geografia passou por uma reforma nos últimos anos.

Alguns ainda devem se lembrar da intimidante chamada oral, na qual a professora questionava a ordem dos afluentes da margem esquerda do rio Amazonas. Mas, graças a intelectuais como o brasileiro Milton Santos, essa área do conhecimento se renovou.

"Pensar e Ser em Geografia", escrito pelo professor Ruy Moreira, um dos mais influentes geógrafos do cenário brasileiro, é uma introdução a alunos e professores de geografia pelo campo dos antigos e novos aspectos do pensamento geográfico.

Da historiografia ao balanço da problemática da existência e do ser no espaço, o volume trabalha os termos e avalia o papel da geografia no século 21. Leia, abaixo, um trecho do livro.

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".

*
Siga a Livraria da Folha no Twitter
As últimas décadas encerram o século XX sob o signo de um grande debate entre a ciência e a filosofia, envolvendo num contraponto epistemologia e ontologia ao redor da questão do conhecimento e da existência. Relegada ao esquecimento pela preeminência que por longo tempo ciência e filosofia dão ao conhecimento, a existência ganha força nesta virada de século e, junto à questão do ser, cobra tanto de uma quanto de outra foros de presença em suas respectivas tarefas de decifrar o mundo do homem.

A epistemologia é a parte da filosofia que cuida da ciência, cujo tema é o conhecimento. A ontologia é a parte da filosofia cujo tema é a existência, à qual chega através da reflexão sobre o ser. Esses campos e temas têm sido o elo comum entre a filosofia e a ciência, mas, segundo Heidegger, num profundo sentido de crítica, numa relação centralizada no tema do conhecimento.

A geografia é historicamente definida como ciência. Seu tema tem sido o conhecimento, aqui e ali se ocupando do problema da existência, mas sempre confundido com o tema da sobrevivência. A atenção com a ontologia é mais recente.

O conjunto dos textos reunidos neste livro está voltado para o modo como esse debate chega à geografia. O diálogo que então nela se estabelece em torno da relação entre a epistemologia/conhecimento e a ontologia/existência; os enfoques novos a que dá origem, e o balanço e o temário da renovação que provoca são os temas que povoam suas páginas. Temas que analisamos de um modo sistemático em Para onde vai o pensamento geográfico? (também publicado pela Contexto) e aqui são ampliados, enriquecidos e aprofundados.

Escritos entre 1978 e 2006, esses textos foram grupados em três seções, dividindo-se o livro nessas três partes. Na primeira, reúnem-se textos de retrospecto da história da ciência geográfica, do perfil dos seus profissionais e do espaço. Na segunda, agrupam-se textos que analisam os aspectos da epistemologia, os pensadores e os conceitos fundamentais da geografia. Na terceira, por fim, textos que tematizam os problemas da ontologia, aqui aparecendo a problemática da existência e do ser e o conceito da geograficidade.

Em todo o correr da obra, o leitor é levado a transitar com o autor pelo campo dos antigos e novos aspectos do pensamento geográfico, seus caminhos e embates. E é convidado a circular nas veredas desse pensamento em sua busca incessante de ajudar os homens a clarificar o mundo como mundo-do-homem por meio da categoria do espaço.

Os textos podem então ser lidos na seqüência do sumário, se o propósito for a aceitação do convite. E podem ser lidos na ordem cronológica em que foram escritos e publicados - indicada no fim dos capítulos - se o interesse, além disso, incluir a informação sobre o trajeto da geografia brasileira nessas últimas décadas.

*
"Pensar e Ser em Geografia"
Autor:
Ruy Moreira
Editora: Contexto
Páginas: 192
Quanto: R$ 23,92 (preço promocional)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Por Folha Online - Livraria da Folha
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.