NOTÍCIA ANTERIOR
Conselho Municipal de Saúde escolhe presidente
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá terá atividades em comemoração ao Dia Internacional da Água
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/03/2014 | Cidade
GCM inicia aperfeiçoamento para padronizar qualidade na prestação dos serviços
GCM inicia aperfeiçoamento para padronizar qualidade na prestação dos serviços Os próprios guardas integram o corpo docente com 20 instrutores. Foto: Evandro Oliveira/ PM
Os próprios guardas integram o corpo docente com 20 instrutores. Foto: Evandro Oliveira/ PM
Atividade tem Grade Curricular preconizada pelo Ministério da Justiça

A partir desta segunda-feira (17), e até o final do ano, todos os 217 integrantes participarão do Curso de Aperfeiçoamento Profissional da Guarda Civil Municipal (GCM), a ser realizado na sede da Secretaria de Segurança Pública, à rua Bevenuto Bagnara, 139, no Jardim Zaíra. O propósito é atualizar conhecimentos sobre avanços em tecnologias, estratégias, serviços à comunidade e outros, para padronizar a qualidade no atendimento à população. Para isso, será utilizada a Grade Curricular preconizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

“A Guarda Civil Municipal de Mauá está em processo de mudança no conceito do policiamento que pode estar desenvolvendo na cidade. Vimos de uma conduta militarizada, mas, temos um modo de trabalho que busca mais aproximação com a comunidade.”, explicou o comandante da GCM, João Calos Conígero.

Os próprios guardas integram o corpo docente com 20 instrutores, já que a corporação tem agentes experientes e muitos com formação superior, como engenheiros, arquitetos, assistentes sociais. Exemplo disso é a coordenadora da Divisão de Formação, a GCM e educadora física Sandra Quintilhiano, que desde fevereiro do ano passado organiza os cursos para a Guarda. “É possível padronizar o método de trabalho no desenvolvimento dos serviços e os nossos profissionais estão aderindo ao processo de aperfeiçoamento”, explica Quintilhiano.

Para o secretário de Segurança Pública, Carlos Wilson Tomaz, “estamos implementando uma cultura nova e os guardas percebem a necessidade da atualização. É um dos trabalhos mais importantes realizados na Guarda e providenciamos, inclusive a normatização interna.”

O curso de Aperfeiçoamento é anual e tem duração de 80 horas presenciais. É uma exigência da Polícia Federal, em cumprimento ao convênio com a Prefeitura. Para que toda a corporação participe, as turmas serão de até 20 pessoas, com oito horas de aula por dia, sincronizadas com os plantões de trabalho. Na semana passada, a equipe já havia feito outro de 60 horas à distância, pela própria Senasp, sobre Crimes Ambientais; Policiamento Comunitário; Tecnologias Não-Letais.

As aulas utilizam a estrutura já existente na Secretaria. As disciplinas atuais são: Armamento e Tiro; Mediação de Conflito; Legislação Aplicada; Português Instrumental; Educação Física; Ordem Unida; Primeiros Socorros; Defesa Pessoal; Prevenção e Combate à Incêndio; Técnica Operacional Comunitária; Técnica Operacional Escolar; Postura/Disciplina; Técnica Operacional Patrimonial; Estatuto; Gerenciamento de Crise; Regulamento Disciplinar Interno; Uso Progressivo da Força.

A GCM de Mauá

A Guarda Civil Municipal de Mauá tem 46 anos e é uma das mais antigas do país.

Para o desenvolvimento dos trabalhos de prevenção à violência e criminalidade, com monitoramento dos próprios públicos e proteção aos servidores municipais, a equipe de 217 integrantes está dividida entre o trabalho administrativo e operacional, que garantem o suporte estatístico, estratégico, logístico e técnico para a implementação de políticas de segurança pública na comunidade.

O trabalho estatístico norteia as ações desenvolvidas na prevenção e atendimento das ocorrências pela Guarda civil Municipal e Polícias Civil e Militar, de acordo com o definido no Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Segurança Pública (GGIM). As equipes atuam distribuídas em quatro setores, além da Guarda Ambiental, que atua principalmente nas áreas de proteção de mananciais e ambiental. O trabalho dos guardas também tem apoio do Sistema de Videomonitoramento Eletrônico, que, no total, soma quase 200 câmeras na cidade.

No mês de janeiro de 2104, foram 154 ocorrências atendidas pelos guardas municipais; enquanto fevereiro registrou 206. As ocorrências flagradas envolvem mais de 120 categorias diferentes, como partos, venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, pichação, deslizamento, queda de árvores; óbito, apoio às polícias estaduais; comércio irregular; entre outras.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.