NOTÍCIA ANTERIOR
Papa acusa os países ricos de chantagear países pobres
PRÓXIMA NOTÍCIA
Tempestade de neve deixa 1 milhão de pessoas sem luz nos EUA
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/12/2008 | Internacional
Gates adverte contra tentativas de testar Obama
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, advertiu neste sábado os adversários de Washington contra qualquer tentativa de testar o presidente eleito, Barack Obama, e pediu aos aliados do Golfo que pressionem o Irã a mudar de política.

"Ninguém deseja uma mudança de regime no Irã. Queremos uma mudança de política e uma mudança de comportamento para que o Irã se transforme em um bom vizinho dos povos da região, e não em uma fonte de instabilidade e violência", afirmou Gates em um fórum sobre segurança organizado pelo Instituto Internacional de IISS (Estudos Estratégicos) no Bahrein.

Ele disse ainda que é preciso esperar para ver se o novo governo americano ampliará as condições de uma diplomacia direta com o Irã.

"Porém, existe algo que posso dizer a vocês com confiança: que o presidente eleito não tem nenhuma ilusão sobre o comportamento do Irã e sobre o que este país faz com seu programa de armamento".

"Precisamos trabalhar juntos para tentar pressionar econômica e diplomaticamente, para provocar uma mudança no comportamento do Irã", acrescentou Gates no fórum de Manama, com autoridades de 25 países.

Uma delegação iraniana que participaria no evento não compareceu, anunciaram os organizadores.

O secretário de Defesa, que permanecerá no cargo no governo Obama, disse que da parte do futuro presidente transmitia "uma mensagem de continuidade e de compromisso a nossos amigos e parceiros na região".

"Quem pensar que nos próximos meses terá uma oportunidade para testar a nova administração, estará muito equivocado", advertiu Gates.

"O presidente Obama e sua equipe de segurança nacional, na qual me incluo, estarão preparados para defender os interesses dos Estados Unidos, de nossos amigos e aliados, assim que assumir suas funções em 20 de janeiro", ressaltou.

"Se queremos mudar o comportamento do Irã, impedir o desenvolvimento de armas nucleares e evitar um conflito, então é necessário utilizar qualquer ferramenta a nossa disposição para estas pressões", disse.

Gates afirmou ainda que a região do Golfo, rica em petróleo, continuará sendo uma das principais preocupações dos Estados Unidos.

O novo governo dos Estados Unidos dará prioridade ao Afeganistão, onde o secretário de Defesa fez uma visita surpresa esta semana e prometeu enviar de 7 mil a 8 mil soldados americanos adicionais ao país asiático, diante do aumento da violência talibã.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.