NOTÍCIA ANTERIOR
Consulta do IPVA 2010 já pode ser feita
PRÓXIMA NOTÍCIA
GM lança duas novas versões da picape Montana
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/11/2009 | Veículos
G1 andou no Volkswagen Gol I-Motion
Gol, o carro mais vendido do país, é agora o automatizado mais em conta.

Sistema dispensa embreagem e é mais barato do que o câmbio automático.

Bastou a Fiat adotar no Palio o câmbio automatizado, que ela chama de Dualogic, que a “rival” Volkswagen respondeu e adotou o sistema para seu carro de entrada. Para ter diferencial em relação à concorrente, a Volks decidiu trazer a novidade por um preço mais em conta, o que dá ao carro mais vendido do país o título também de ‘semi-automático’ mais barato do mercado.

No hatch da Volks, trocar as marchas sem precisar pisar na embreagem custa R$ 34.605, ante os R$ 37.630 pagos pela tecnologia no Palio. Além de mais barato, o sistema automatizado da marca alemã, desenvolvido em parceria com a Magneti Marelli, trata melhor o motorista.

A grande restrição a esses sistemas são os trancos durante as passagens de marchas. No Gol, e em todos os outros modelos que a marca batizou de I-Motion, as relações entre a segunda, terceira e quarta velocidade foram encurtadas, o que significa menor queda da rotação do motor durante as trocas e mais conforto para quem está à bordo. Mesmo com as melhorias, o sistema automatizado é muito distante da suavidade e precisão das trocas dos automáticos de última geração e da delicadeza do câmbio CVT.

Os carros ‘populares’ automatizados, na verdade, são uma boa saída para o anda e para do trânsito de grandes cidades, já que por cerca de R$ 2.500 a mais (os câmbios automáticos custam em média R$ 4.500), tira a preocupação do motorista de reduzir as marchas, trabalho feito por uma central eletrônica que realiza as trocas automaticamente. E se o motorista cansar também o braço, pode deixar no modo “D” (Drive) que o sistema faz o resto.

O motor 1.6 de 104 cavalos interage bem com o sistema que, por outro lado, insiste em jogar a maior marcha possível para economizar combustível, o que deixa o carro sem fôlego. Para quem gosta de agilidade, a dica é optar pelo modo manual e aliviar o pé do acelerador durante as passagens de velocidade, para sentir menos o solavanco. Há ainda a opção "S" - esportiva - que faz com que o motor trabalhe em rotações mais altas. Caem muito bem com a proposta jovial do Gol as borboletas atrás do volante, opcional inserido em um pacote que traz o volante do Passat CC, computador de bordo e MP3 Player, a partir de R$ 1.790 (dependendo da versão).

O Gol I-Motion, assim como a versão manual, peca na lista de equipamentos de série. Apesar de mais barato em relação ao Palio, a versão mais em conta com câmbio automatizado sai de fábrica apenas com para-choque na cor do veículo e regulagem de altura dos assentos e do cinto de segurança. No hatch da Fiat, por uma diferença de pouco mais de R$ 3 mil, o motor é 1.8 litros e são oferecidos computador de bordo, comando interno de abertura do porta-malas e do tanque de combustível, direção hidráulica, faróis de neblina e volante do regulagem de altura. É de se colocar na ponta do lápis.

Por Milene Rios - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.