NOTÍCIA ANTERIOR
Effa M100 tem preço reduzido e parte de R$ 23.480
PRÓXIMA NOTÍCIA
Montadoras correm para estrear carros híbridos no Brasil
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/01/2010 | Veículos
G1 andou no Audi A3 SportPeru
O Audi A3 duas portas está de volta, e com mais potência. A nova versão da segunda geração do hatch, vendida até então no Brasil somente com quatro portas (Sportback), chega por R$ 110 mil com motor 2.0 TSFI de 200 cv. No caminho do A3 só há um obstáculo: o BMW 118i, hatch de entrada da marca rival.

O G1 andou no A3 Sport por um percurso de 50 km a caminho da cidade de Itu, interior de São Paulo. Antes de entrar no modelo, uma surpresa. O A3 duas portas resgata as linhas da versão anterior do hatch, montada no país até 2006, com lanternas quadradas na traseira.

O modelo Sport também é mais leve e tem entre-eixos menor. Por isso, apesar de trazer o mesmo motor, o lançamento é 0,2 segundos mais rápido que a versão quatro portas. De acordo com a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,8 segundos no modelo Sport. A velocidade é limitada eletronicamente a 238 km/h.

A direção fica ainda mais divertida com o controle de largada, um dispositivo semelhante ao utilizado na Fórmula 1. Para "brincar", basta desligar o controle de tração (ASR) e o controle de estabilidade (ESP). Depois, posicionar o câmbio automático de seis velocidades e dupla embreagem no modo esportivo (S). Em seguida, colocar o pé esquerdo no freio e "descer" o pé direito no acelerador.

Quando o ponteiro do conta giros oscila entre 2.900 e 3.000 rpm, o controle avisa que o carro está pronto para acelerar: basta zerar o hodômetro parcial e soltar de uma vez o pé do freio. Como o carro não tem tração integral (Quattro), presente nos modelos esportivos da marca, os pneus dianteiros patinam na pista nos primeiros segundos da partida. Mas quando o carro ganha aderência, o carro dispara, quase sem controle.

Se no desempenho a Audi não economiza, no interior o carro justifica o preço. O acabamento interno é caprichado, com revestimento emborrachado e peças que imitam aço escovado. No entanto, o painel de instrumentos é simples – se comparado ao de outros modelos da Audi –, as regulagens do assento são manuais e o teto sky window da versão quatro portas foi substituído por um teto solar comum.

Apesar da redução de mais de R$ 10 mil para o Sportback, a lista de equipamentos de série é de respeito: piloto automático, volante revestido em couro com comandos de som, borboletas para trocas de marchas, duplo airbag frontal e lateral, faróis bi-xênon com ajuste automático de altura, assistente de partida na subida e ar-condicionado digital com saída individual para motorista e passageiro.

Junto com o A3 Sport, a Audi começa a trazer para o Brasil o A4 S Line, com o mesmo motor do hatch, por R$ 185.721. Os dois modelos chegam pouco mais de 20 dias após o lançamento do S3 e TTS, prova que a Audi está mesmo empenhada em cumprir a meta de lançar no país um carro a cada 45 dias em 2010. E o próximo já foi divulgado. Será o sedã S6, versão esportiva da linha A6, já confirmada para março. O preço? R$ 399 mil.

Por Milene Rios - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.