NOTÍCIA ANTERIOR
Material escolar deverá ter selo do Inmetro até 2012
PRÓXIMA NOTÍCIA
Professores consideram boa prova de português e redação da Fuvest
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/01/2011 | Educação
Fuvest começa segunda fase hoje com questões de português e redação
Começa neste domingo (9) a primeira prova da segunda fase da Fuvest, vestibular que vale para vagas na USP (Universidade de São Paulo).

Os estudantes responderão, hoje, a dez questões discursivas de português e literatura e uma redação. O exame é obrigatório para todos os 38 mil convocados ao processo seletivo.

Os candidatos, entre eles 2.385 treineiros, disputam as 10.752 vagas disponíveis para este ano - sendo cem delas oferecidas pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.

A prova começa às 13h, mas os portões estarão abertos a partir das 12h30.

Como há previsão de chuva para os dias de prova, a organização da Fuvest recomenda aos estudantes saírem de casa com bastante antecedência, para evitar alagamentos e ruas interditadas. Não haverá tolerância com atrasos.

A segunda fase do vestibular continua nesta segunda-feira (10) e na terça-feira (11). O processo seletivo tem duração máxima de quatro horas, ou seja, os candidatos têm até 17h para responder a todas as perguntas em cada um dos três dias de prova.

O R7 vai trazer a correção comentada após o término da Fuvest, por volta de 19h.

Segundo o diretor da unidade Vila Olímpia do cursinho CPV, Paulo Lima, os dias mais temidos pelos estudantes são o primeiro e o último dia da segunda fase. A redação, nesta primeira prova, é uma das cobranças que deixa os alunos mais apreensivos. Outros professores concordam com essa análise e dão dicas para os candidatos não se desesperarem - é o caso de Maria Aparecida Custódio, docente do cursinho Objetivo.

A professora aconselha que os alunos comecem o vestibular pela redação, que vale metade dos pontos do primeiro dia da segunda fase. Ela diz também que é bom fazer um rascunho da dissertação. Depois que ele estiver pronto, o candidato deve responder às questões de português e só após isso é que deve voltar ao texto.

- Eles [a banca de correção da Fuvest] querem identificar como o vestibulando vai refletir e discutir o assunto proposto [na redação]. Um tema abstrato não exige que a redação siga a mesma linha. O candidato pode e deve exemplificar suas ideias com assuntos que estejam na mídia e até com trechos literários e questões de outras disciplinas. O importante é fazer uma “ponte” entre os exemplos dados pelo aluno e o tema proposto.

Temas abstratos são uma característica da Fuvest, segundo a professora Maria Aparecida.

Outras provas

Nesta segunda-feira, serão cobradas 20 questões discursivas - do tipo que exige resposta por escrito - de todas as disciplinas do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês). A prova vale cem pontos, a mesma nota oferecida neste primeiro dia de exame.

No dia 11, o último da segunda fase do vestibular, serão cobradas 12 perguntas de disciplinas específicas para cada carreira.

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.