NOTÍCIA ANTERIOR
Consórcio quer estimular empresas com o pré-sal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Olimpíadas impulsionam novos negócios
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/08/2011 | Economia
Fuvest abre inscrições para vestibular hoje
A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) abre nesta sexta-feira (26) as inscrições para o processo seletivo de 2012. A instituição é responsável pela seleção de candidatos da USP (Universidade de São Paulo) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Ao todo serão oferecidas 10.952 vagas, sendo 100 para a Santa Casa de São Paulo e o restante para a Universidade de São Paulo. No vestibular do ano passado 132.993 candidatos estavam inscritos, para um total de 10.752 vagas, sendo 10.816 treineiros. O manual do candidato, com todas as informações sobre o vestibular 2012, já pode ser acessado no site da Fuvest. As inscrições poderão ser feitas online entre os dias 26 de agosto e 09 de setembro.

A taxa de inscrição é de R$ 120, e poderá ser paga em bancos ou pela internet até a o dia 12 de setembro.Os candidatos beneficiados com a isenção total ou parcial da taxa devem fazer a inscrição seguindo orientações no site da Fuvest. O candidato deve utilizar o seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e o número do documento de identidade.

Portadores de necessidades especiais

Candidatos portadores de necessidades especiais poderão ter acréscimo de 20% no tempo destinado à realização das provas e, em alguns casos, a fiscais especiais, de acordo com avaliação da equipe médica da instituição.

Na inscrição, é necessário que estes candidatos se declarem como portadores de deficiências e preencham uma ficha de cadastramento. A ficha deve ser encaminhada à Fuvest, até o dia 13 de setembro, por correio, em carta registrada e com documentação comprobatória de sua condição.

A taxa deve ser paga até o dia 12 de setembro. Após confirmada a inscrição, o candidato vai receber um número, que poderá ser consultado através do site da Fuvest a partir do dia 28 de setembro.

Pelo número, os estudantes poderão encontrar os locais de prova de primeira e segunda fases, além de ter acesso a outras informações sobre o processo seletivo.

Novidades da inscrição deste ano

O vestibular da Fuvest este ano traz algumas novidades: uma delas é que os candidatos que fizerem inscrição pela internet vão poder modificar informações fornecidas como carreira, cidade escolhida para realização das provas, endereço, telefone, entre outros. Só não será possível retificar o número do CPF.

Outra mudança em relação aos vestibulares anteriores é que houve um aumento no número de vagas para treineiros, estudantes que ainda não completaram o ensino Médio e gostariam de treinar para o vestibular.

A Fuvest oferece três opções de inscrição para estes vestibulandos: em exatas, humanas e biológicas. São 300 vagas, 50 a mais que no ano passado.

Há também a questão da reforma ortográfica. A prova da Fuvest vai adotar as mudanças, mas, como há um período de adaptação, os candidatos poderão escolher nas provas dissertativas de segunda fase se usarão as novas regras do acordo ou não.

Está mais difícil entrar na USP

Em junho deste ano, o Conselho de Graduação da USP aprovou um conjunto de mudanças no vestibular. Foram votadas cinco propostas que deixaram mais difícil o processo de ingressar na universidade. Uma das mais polêmicas é o aumento da nota de corte mínima dos cursos, de 22 para 27 pontos.

USP descarta usar Enem para não “pôr Fuvest em risco”

A nota de corte é o menor número de pontos que um candidato tem que fazer para passar à segunda fase. Essa mudança altera os cursos menos concorridos - ao menos 20 devem ser afetados com a medida, já que na última edição da prova eles tiveram nota de corte menor do que 27.

Outra novidade é que a primeira fase voltará a ser contabilizada na pontuação final da Fuvest. No vestibular do ano passado, ela valia apenas para que os candidatos pudessem ser aprovados para a etapa seguinte.

A terceira medida, aguardada com ansiedade pelos estudantes, era a redução do número de questões no segundo dia da segunda etapa. Na edição anterior, os candidatos tiveram que responder a 20 perguntas de todas as disciplinas neste dia. Mas, agora passarão a responder apenas 16 questões.

A quarta proposta foi a mudança no valor do fator K. O índice define o mínimo de alunos que podem ser aprovados para a segunda etapa. Atualmente, de dois a três candidatos passam para a segunda fase. A partir deste ano o fator K será proporcional a quantidade de candidatos de cada curso. A medida tem como objetivo diminuir o número de vagas que sobram na Fuvest. Por último, neste ano, o candidato pode mudar a opção de curso após a terceira chamada.

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.