NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá seleciona suas prioridades
PRÓXIMA NOTÍCIA
Com reajuste aprovado, servidores de Mauá focam em estatutos e plano de cargos
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/05/2014 | Cidade
Futuro do PT de Mauá é adiado para próxima semana
Futuro do PT de Mauá é adiado para próxima semana Grupo político de Donisete quer Rômulo Fernandes para presidência do PT, mas não descarta mais a manutenção de Cida Maia no comando. Foto: Rodrigo Pinto
Grupo político de Donisete quer Rômulo Fernandes para presidência do PT, mas não descarta mais a manutenção de Cida Maia no comando. Foto: Rodrigo Pinto
Lideranças aliadas ao prefeito Donisete Braga decidem costurar consenso no partido antes de definir quadro para nova eleição interna

Em reunião realizada na noite desta terça-feira (13/05), o núcleo forte do governo do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), adiou uma definição sobre o nome a ser patrocinado pelo Paço para eleição interna que definirá o novo presidente do PT local. Além do chefe do Executivo, os secretários Rômulo Fernandes (Relações Institucionais), Edílson de Paula (Governo), Rogério Santana (Serviços Urbanos) e ex-vice-prefeito Paulo Eugenio Pereira Junior debateram sobre a situação da legenda e uma decisão deve ser tomada até segunda-feira (19/05).

O impasse interno no PT de Mauá ocorre devido ao falecimento da ex-presidente Sônia Rodrigues em 18 de março. A petista, eleita no PED (Processo de Eleição Direta) realizado em novembro, era pessoa de confiança de Donisete. Logo após a morte da mandatária, assumiu a vice-presidente Cida Maia, ligada ao grupo político de Paulo Eugenio, que, em decorrência do artigo 35 do estatuto petista, precisa convocar nova eleição entre os 36 integrantes do diretório municipal.

A cúpula do governo, porém, deseja a realização de um novo PED, com participação de todos os filiados, para elencar Rômulo a uma cadeira fixa da executiva municipal por meio da candidatura à presidência da agremiação. O secretário é o favorito de Donisete para assumir o comando da sigla a fim de manter seu grupo encabeçando o PT de Mauá. Entretanto, aliados do prefeito precisariam de um acerto com a direção estadual do partido para mais um pleito pela composição do diretório local.

De acordo com Edílson, o PT de Mauá tem aval para realizar novo PED e consequentemente pode indicar Rômulo como nome para presidência, mas garantiu que os grupos políticos ligados a Donisete ainda buscarão consenso com as demais lideranças do partido no município, como as alas do ex-prefeito Oswaldo Dias, do ex-vereador Dario Coelho e de Reginaldo Che.

“Foi chamada nova reunião para segunda-feira. Então buscaremos o melhor consenso para manter a Cida ou para fazermos outro presidente. Só há sentido em ter PED se não houver disputa. Se houver disputa, não haverá”, pontua Edílson.

Entretanto, a ala ligada a Reginaldo, o POP (Participação e Organização Popular), sinaliza colocar o nome de Marcos Ahler para disputa pela presidência. Em novembro, o grupo foi o único a não formalizar aliança com outras lideranças do partido e defendeu o nome do próprio Reginaldo ao PED. Entretanto, isolado, o petista recebeu 203 votos (16,3%), enquanto Sônia obteve 1.040 sufrágios (83,7%).

Após a reunião entre os aliados de Donisete, o diretório municipal fez encontro entre os filiados para debater sobre a sucessão da presidência. O ABCD MAIOR buscou contato para mais informações, mas não obteve retorno.

Por Bruno Coelho - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.