NOTÍCIA ANTERIOR
Bolívia garante fornecimento de gás a Brasil e Argentina
PRÓXIMA NOTÍCIA
Saddam tinha medo de contrair Aids na prisão
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/05/2008 | Internacional
Furacão mata mais de 350 em Mianmar
Pelo menos 351 pessoas morreram durante a passagem do furacão Nargis pelo sul de Mianmar (antiga Birmânia), onde danos materiais importantes foram registrados, sobretudo nas regiões de Irrawaddy e de Yangun, anunciaram as autoridades neste domingo.

A rede de TV estatal MRTV mencionou mais de 100 mortos e quase 100 mil desabrigados unicamente na ilha de Haing Gyi. A tempestade tropical, procedente do Golfo de Bengala, abalou o litoral sudoeste de Mianmar na noite de sexta-feira, com ventos oscilando entre 190 e 240 km/h.

A área mais afetada parece ter sido a região costeira de Irrawaddy, onde muitas aldeias foram devastadas. Na ilha de Haing Gyi, cerca de 20 mil casas foram destruídas e 92.706 pessoas estão desabrigadas, informou a MRTV, destacando que na localidade de Lubutya, 75% das casas foram arrasadas.

"No total, 19 pessoas foram mortas na região de Yangun, e 222 na região de Irrawaddy", declarou um representante do ministério birmanês da Informação. Na noite de sábado, a MRTV frisou que 109 pessoas morreram na ilha de Haing Gyi e uma na localidade de Nyaungdone, na região de Irrawaddy.

A eletricidade e as telecomunicações foram totalmente cortadas na noite de sexta-feira para sábado, e o estado de emergência foi declarado neste domingo em cinco regiões - Yangun, Irrawaddy, Pegu e os estados de Mon e Karen-, acrescentou o responsável.

O aeroporto internacional de Yangun foi fechado sábado e domingo, e vôos foram encaminhados para Mandaly, a segunda cidade do país, localizada no centro de Mianmar. A MRTV especificou na noite deste domingo que o aeroporto de Yangun reabrirá suas portas na segunda-feira.

Hoje, as ruas de Yangun estavam repletas de árvores e de semáforos derrubados, de cartazes publicitários e tetos de casas arrancados, e de veículos destruídos. Muitos edifícios foram danificados, e várias canalizações de água foram cortadas, obrigando os moradores a irem buscar água nas raras lojas abertas.

"Mobilizamos unidades militares para operações de assistência e reabilitação", declarou o representante do Ministério da Informação. "O Exército e a polícia já começaram a limpar a cidade", afirmou.

Segundo um ambulante, visivelmente furioso com a lentidão dos socorristas, "muitas pessoas na periferia de Yangun precisam de comida e de um abrigo de maneira urgente", e "crianças totalmente sem roupas foram acolhidas em um monastério".

Governado por juntas militares sucessivas desde 1962, Mianmar é um dos países mais pobres da Ásia. O furacão Nargis se abateu sobre a antiga Birmânia uma semana antes da organização, no próximo sábado pelo regime, de um referendo sobre uma nova Constituição.

O representante do Ministério da Informação se recusou a comentar rumores segundo as quais o referendo poderia ser adiado. "Não podemos falar nada, tudo depende das autoridades superiores", declarou.

Na Tailândia vizinha, os serviços de meteorologia alertaram para riscos de fortes chuvas e inundações no norte e no centro do país.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.