NOTÍCIA ANTERIOR
Reparação de prótese mamária poderá ser feita no ABCD
PRÓXIMA NOTÍCIA
Anvisa quer acelerar entrada de genéricos no mercado
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/01/2012 | Saúde e Ciência
Fundação do ABC inaugura novas alas de Medicina do Trabalho e Técnica Cirúrgica
Sediados no campus da Faculdade de Medicina do ABC, novos serviços beneficiarão alunos, médicos residentes e 12 mil funcionários

A Fundação do ABC coloca em funcionamento nesta semana dois espaços inovadores no campus da Faculdade de Medicina do ABC: a Técnica Cirúrgica para treinamento prático de alunos e o SESMT (Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho) para funcionários – ambos com espaços totalmente remodelados e ampliados.

Medicina do Trabalho: A fim de uniformizar condutas entre mais de 200 UBSs onde a Fundação do ABC exerce atuação, ampliar a capacidade de atendimento e criar grupo itinerante de trabalho, a entidade inicia neste janeiro nova fase do SESMT. O setor realiza hoje cerca de 600 atendimentos mensais no universo de medicina do trabalho dos 12 mil funcionários da Fundação do ABC. A sede no campus da Faculdade de Medicina do ABC foi reformada e ampliada. Novos profissionais serão incorporados à equipe, que deverá contar com cerca de 20 colaboradores entre médicos do trabalho, enfermeiros e auxiliares de enfermagem do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e setor administrativo.

“A Fundação do ABC administra diversos hospitais, AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) e atua em mais de 200 postos de saúde via Central de Convênios. Temos funcionários em todos esses locais, no ABC e no litoral, e precisávamos ampliar e aperfeiçoar a estrutura de atendimento”, explica o supervisor médico do SESMT, Dr. Ricardo Tenenbojm, que detalha: “Os atendimentos admissionais e demissionais, que são esporádicos, ficarão centralizados na sede da FMABC. Porém, para facilitar o acesso ao serviço teremos uma equipe itinerante com médico, enfermeiro e técnico de segurança do trabalho. O grupo visitará as unidades, realizará atendimento in loco e exames periódicos, evitando que os colaboradores se desloquem até o campus”.

Além da prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, outra função do SESMT é promover a saúde por meio de exames periódicos, análises de risco no ambiente de trabalho, campanhas de orientação sobre dengue, gripe e leptospirose, por exemplo, além de orientações permanentes para todos os colaboradores, como de exames preventivos contra câncer de próstata ou câncer de colo de útero. Outra novidade é a possibilidade de ampliação dos convênios da FUABC. “Com o aumento da capacidade de atendimentos, estaremos abertos a novas parcerias e poderemos atender funcionários das prefeituras e órgãos públicos que tiverem interesse no serviço”, completa Tenenbojm.

O novo SESMT recebe o nome do Dr. Nelson Colleoni, que é ex-professor FMABC. Integrante de uma das famílias mais tradicionais do Grande ABC, o médico teve o primeiro contato com a Fundação do ABC em 1971. Estruturou a disciplina de Saúde Ocupacional, da qual se tornou professor Titular em 1983. Em 2006 foi eleito primeiro Professor Emérito da instituição.

Técnica Cirúrgica: Localizado em prédio próprio no campus da FMABC, o Setor de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental passou por total reformulação. Destinado à pesquisa e ao treinamento de técnicas operatórias junto a alunos de graduação, pós-graduação e médicos residentes, o local é composto por 2 salas de aula prática, anfiteatro, laboratórios de oftalmologia, reprodução humana e videolaparoscopia, além de setores administrativos, almoxarifado, sala de preparo de animais e biotério. “É um espaço de treinamento prático da técnica cirúrgica em simuladores ou em animais de pequeno e médio porte, assim como de pesquisa e inovação por meio da obtenção de patentes em estudos pioneiros”, explica o professor Regente da disciplina de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, Dr. Jaques Waisberg, que acrescenta: “Com o passar dos anos, o setor ficou defasado funcionalmente. Com a reforma, adequamos o espaço físico às metodologias de ensino mais atuais, além de seguirmos as exigências sanitárias legais para alojamento de animais, cuidados pré e pós-operatórios”.

A técnica operatória faz parte do ensino médico e também atende a praticamente todas as especialidades cirúrgicas da residência (especialização). Além disso, o novo prédio está totalmente adaptado à realização de pesquisas científicas com animais, inclusive com presença diária de veterinária responsável. “Apesar da maioria dos trabalhos estar relacionada ao treinamento de cirurgiões, o espaço também pode ser utilizado por clínicos interessados em técnicas como inserção de cateteres intravenosos de longa permanência, por exemplo”, completa Dr. Jaques Waisberg. Além das aulas na graduação, o setor desenvolve cursos de especialização em videolaparoscopia, treinamentos em oftalmologia, ortopedia e microcirurgias, procedimentos básicos de urgência e emergência, entre outras atividades.

Entre os destaques do Setor de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental está o biotério – local onde são alojados animais que participam de estudos científicos aprovados pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal da FMABC (CEEA). Trata-se de prática de respeito ao bem estar animal, onde são reproduzidas artificialmente condições ideais de conforto, assim como de iluminação, alimentação, água e higiene. As caixas de armazenamento são esterilizadas diariamente, o ar é purificado e as salas climatizadas. “Tudo é pensado para evitar o estresse dos animais, para que não haja interferência nas condições fisiológicas e no resultado das pesquisas. Até o ciclo de luminosidade é automatizado, com 12 horas de luz e 12 horas de escuro”, explica a médica veterinária e Superintendente da Central de Convênios-FUABC, Dra. Adriana Helena de Almeida.

Além da sala e ante-sala onde ficam os animais, o biotério é composto por salas de lavagem, esterilização e laboratório. O local dispõe ainda de 2 gabinetes de ventilação controlada, onde é possível criar condições específicas, diferentes do alojamento, que podem favorecer experimentos isolados e a reprodução das espécies, por exemplo.

Tanto as instalações do SESMT como as da Técnica Cirúrgica foram entregues oficialmente em 19 de janeiro em cerimônia no próprio campus da FMABC.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
16/07/2018 | Centros públicos dispõem de 329 vagas
13/07/2018 | Dormir tem função antioxidante, aponta estudo
13/07/2018 | Campanha do governo foca pólio e sarampo
As mais lidas de Saúde e Ciência
13/07/2018 | Dormir tem função antioxidante, aponta estudo
11/07/2018 | Perdi a carteirinha de vacinação, e agora?
13/07/2018 | Campanha do governo foca pólio e sarampo
As mais lidas no Geral
12/07/2018 | Admir Jacomussi solicita esclarecimentos jurídicos ao Executivo
12/07/2018 | Corpo achado em trilha há dois meses é identificado
11/07/2018 | Sem reforma, segurado põe pé no freio da aposentadoria
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2018 - Desde 2003 à 5607 dias no ar.