NOTÍCIA ANTERIOR
Clínica ajuda parentes a lidar com diagnóstico de doença grave
PRÓXIMA NOTÍCIA
Venezuelanas podem retirar prótese de silicone em rede pública
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/12/2011 | Saúde e Ciência
Fundação do ABC implanta programa de humanização nos hospitais da região
Consultoria começou por treinamentos no Hospital da Mulher de Santo André e continua em 2012 nos hospitais de São Caetano

A Fundação do ABC, mantenedora da Faculdade de Medicina do ABC e de mais de 10 hospitais no Grande ABC e Litoral paulista, deu início a programa de humanização nas unidades sob sua gestão. A primeira foi o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, de Santo André, que reuniu cerca de 10 colaboradores em outubro e outros 10 neste dezembro em treinamento sobre atendimento humanizado. A finalidade é estimular funcionários a aplicar conhecimentos técnicos com sensibilidade, independentemente da área de atuação.

Já está agendado para fevereiro o início dos trabalhos no Complexo Hospitalar de São Caetano – composto pelos hospitais Márcia e Maria Braido, além da unidade de emergências Albert Sabin. A ideia é que todos os hospitais, AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) e demais parceiros da FUABC integrem a iniciativa, com objetivo de disseminar e tornar a humanização marca no atendimento do grupo.

No pioneiro Hospital da Mulher foram 3 encontros. O primeiro abordou noções gerias de acolhimento ao paciente. A segunda aula focou o serviço local, ou seja, o atendimento humanizado direcionado à maternidade, enquanto o último serviu para que os participantes discutissem o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado na prática diária. “O curso é destinado a toda a equipe de saúde, assim como aos demais funcionários e até mesmo aos pacientes, familiares e acompanhantes, que podem participar das reuniões, trazer sugestões, queixas, elogios e demandas. Procuramos criar ambiente informal, para que todos se sintam à vontade para participar e trocar experiências. Cada um deve entender a humanização e disseminá-la no hospital e fora dele. Atuar com sensibilidade, ouvir, procurar entender as necessidades e então ajudar. É o que eu faço e tenho certeza de que esse primeiro grupo do Hospital da Mulher também está fazendo”, garante Dr. Drauzio Viegas, docente da Faculdade de Medicina do ABC desde 1974 e que deixou o cargo de professor Titular de Pediatria este ano, assumindo função de consultor em humanização para a rede Fundação do ABC.

“É importante colocar-se no lugar do outro. Dar atenção. Vemos muitos pacientes carentes, que não tiveram referência de família e não sabem o que é amor. Muitas vezes não aceitam os protocolos do hospital, são agressivos e ofendem as equipes de atendimento. O importante é procurar entender cada indivíduo, ter calma e buscar superar essas dificuldades”, relata a Assistente Social e participante do treinamento, Claudia Aparecida Zanini.

Para a psicóloga Patrícia Chicareli Costa, pequenas atitudes podem promover mudanças de comportamento que fazem toda a diferença no atendimento: “O físico a gente remedia, mas e a alma? Muitas vezes é preciso somente ouvir e entender a situação vivida pelo paciente. A humanização também é uma questão de sensibilidade”.

Já a colaboradora Silvana Aparecida Araújo Rodrigues, da equipe de Enfermagem, considera que o acolhimento é capaz de modificar paradigmas: “Muitas vezes os pacientes já chegam ao hospital agressivos, com a visão de que para ser atendido no SUS é preciso brigar. Resolvemos isso com atenção, carinho e sorriso. Mostramos o diferencial do hospital e o usuário que chegou brigando se acalma, colabora e agradece quando tem alta. Temos pacientes que retornam com os filhos para tirar fotos com a equipe de atendimento e demonstrar gratidão. Não tenho dúvidas de que a humanização é a melhor forma de cuidar”.

Especialista no tema: O projeto de humanização do grupo Fundação do ABC surgiu a partir de convite ao professor de Pediatria e especialista no tema, Dr. Drauzio Viegas, que desde final de 2010 se empenha na formatação do trabalho. Acompanhado do assessor Paulo Eduardo Viegas, o médico passou a prestar assistência às mantidas e mantenedora, em iniciativa que também engloba a coordenação dos comitês hospitalares de bioética.

“Iniciamos a Comissão de Bioética em 2010. As reuniões estão sempre cheias e são extremamente importantes. Já tivemos palestras a respeito de aborto, sexualidade, drogas e sobre como agir em casos graves de malformação congênita”, ilustra a Diretora Clínica do Hospital da Mulher, Dra. Eliane Terezinha Rocha Mendes, que acrescenta: “Esse trabalho é muito positivo, pois conseguimos discutir situações delicadas e chegar a soluções em conjunto. No caso do aborto, por exemplo, as equipes que assistiram à palestra passaram a acolher melhor as pacientes. Começaram a olhar e entender o lado da mulher, as carências e necessidade de apoio psicológico. As discussões na comissão acabam mudando protocolos do hospital e, principalmente, o olhar dos cuidadores, que passam a exercitar cada vez mais o atendimento humanizado. O mesmo acontece com gestantes usuárias de drogas. Os colaboradores procuram não enxergar com recriminação, mas sim ajudar”.

Além do Hospital da Mulher, a consultoria em bioética funciona no Hospital Estadual Mário Covas e no Complexo Hospitalar de São Caetano. “Estamos à disposição para implantar e coordenar novas comissões na FUABC. Queremos que todos os hospitais e unidades geridas tenham esse serviço disponível, assim como funcionários em treinamento constante de humanização”, acrescenta o assessor Paulo Eduardo Viegas, que completa: “A partir de 2012 o tema humanização fará parte do currículo de todos os anos, em todos os cursos da Faculdade de Medicina do ABC. A Fundação do ABC efetivamente abraçou a causa e tem como meta, além de disseminar a filosofia de atendimento pelas unidades assistenciais, formar profissionais diferenciados, que já saiam ‘humanizados’ da graduação, para que com o tempo essa consciência se transforme em um movimento amplo e transformador da saúde”.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação FUABC - Fac. Medicina do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.