NOTÍCIA ANTERIOR
Oswaldo Dias vence prévia em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ministério da Cultura incentiva produção de discos de vinil
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/11/2007 | Política
Fundação Casa deve ser na divisa de Mauá
Depois do insucesso em levar a Fundação Casa para a divisa com Rio Grande da Serra, agora o prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), quer a antiga Febem na divisa com Mauá.

A proposta foi feita ontem à tarde, em reunião com o secretário estadual de Justiça, Luiz Antônio Marrey. O governo do Estado promete analisar a viabilidade do local entre hoje e amanhã e dar uma posição oficial até o final da semana.

A área indicada pelo prefeito está localizada no bairro Várzea Capitão João, entre a linha ferroviária (atrás da Pirelli) e a Avenida dos Estados, na divisa com Mauá. O terreno é público – pertence ao Semasa – e possui, segundo Avamileno, 32 mil m².

Estima-se, porém, que aproximadamente 10 mil m² seriam destinados à Fundação Casa. Além da canalização de água e esgoto, a Prefeitura deverá construir uma via de acesso ao local.

Conforme cálculos da administração, a área estaria avaliada em cerca de R$ 4,5 milhões e – assim como o Diário publicou em 31 de outubro – fica próxima ao Auto Shopping Global, entre o hipermercado Wal-Mart e o (ainda em construção) viaduto Cassaqüera.

Avamileno afirma estar confiante em um acordo com o Estado. Caso o governo sinalize favoravelmente à construção das duas unidades da Fundação Casa na área, o prefeito deverá enviar projeto de lei para a Câmara autorizar a cessão do espaço do Semasa para a Prefeitura e, posteriormente, da municipalidade para o governo estadual. O trâmite legal, avalia o prefeito, deve demorar no máximo três meses.

A Prefeitura de Santo André quer como contrapartida as duas áreas cogitadas inicialmente para abrigar a Fundação Casa, na Estrada João Ducin e na Vila Sacadura Cabral. “Seria uma compensação”, ressalta o chefe do Executivo.

Surpresa - A nova proposta de Avamileno surpreendeu, inclusive, ao governo estadual. Isso porque, a reunião de ontem com o secretário Marrey serviria para o Estado e a Prefeitura baterem o martelo com relação a um dos locais apresentados anteriormente.

“A expectativa era de que a área fosse definida hoje (ontem), mas o prefeito trouxe uma nova proposta. Agora, alguns técnicos da Fundação Casa farão a vistoria no terreno entre terça-feira e quarta-feira e até o final de semana podemos ter uma definição”, informou a assessoria da Secretaria de Justiça.

Sustentação - Segundo informações, o que teria motivado o prefeito a investir em uma nova proposta foi a reunião que o chefe do Executivo fez ontem pela manhã com os vereadores da base de sustentação para tratar das opções no município para o construção da Fundação Casa.

Depois de algumas ponderações negativas por parte dos vereadores com relação às áreas particulares que chegaram a ser apresentadas ao Estado, o prefeito e a equipe de governo, teria decidido considerar a hipótese de indicar a área na divisa com Mauá.

Ventila-se que o terreno oferecido ao Estado ontem já fazia parte dos planos da Prefeitura. Mas encontrava alguma resistência por estar localizado no Eixo Tamanduatehy, um importante pólo industrial de crescimento e desenvolvimento econômico da cidade. Líder do PT na Câmara, o vereador Jurandir Gallo acredita que alguns empresários “certamente colocarão obstáculos” .

Procurado pela reportagem, o prefeito de Mauá, Leonel Damo (PV), não se posicionou sobre o assunto.

Por Leandro Laranjeira - Diário do Grande ABC / Foto: http://www.pmmc.com.br/ccs/sala-noticias/2005_novembro/imagens/Febem%20interna%20291105.jpg
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.