NOTÍCIA ANTERIOR
São Bernardo homenageia 45 anos da FUABC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Região obtém R$ 39 milhões para projetos habitacionais
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/08/2012 | Setecidades
Funcionários do Lacan denunciam agressões
Funcionários do Lacan denunciam agressões Funcionários querem mais segurança na unidade de saúde. Foto: Rodrigo Pinto.
Funcionários querem mais segurança na unidade de saúde. Foto: Rodrigo Pinto.
Desde o início do mês, cinco técnicos de enfermagem já sofreram ameaças

Um grupo de funcionários do Hospital Lacan, localizado em São Bernardo, denunciaram nesta terça-feira (21/08) a onda de violência que tem atingido a ala destinada ao tratamento de dependentes químicos da unidade de saúde. Desde o início do mês, cinco técnicos de enfermagem foram agredidos e ameaçados por pacientes internados. O último caso aconteceu na sexta-feira (17/08), quando uma trabalhadora foi ameaçada de morte com uma arma branca, fabricada por um interno.

No caso mais grave, ocorrido em 2 de agosto, quatro funcionários foram amarrados, amordaçados, espancados e roubados por pacientes que fugiram em seguida. De acordo com os funcionários ouvidos pela reportagem – que não quiseram revelar as identidades por temerem represálias da direção do hospital –, as ameaças são constantes. “Não temos segurança para trabalhar, vivemos com medo”, afirmou uma técnica de enfermagem.

“Os episódios de violência foram levados ao conhecimento da direção, mas nada é feito”, explicou o presidente do SindSaúde ABC (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Saúde e Empresas que Prestam Serviços de Saúde e Atividades Afins do ABCDMRP), Valdir Tadeu David. A reivindicação é de que a segurança seja reforçada na unidade. Atualmente, apenas seguranças patrimoniais atuam no hospital.

Cerca de 100 funcionários, divididos em quatro turnos de trabalho, trabalham no Hospital Lacan, que integra o Grupo Saúde Bandeirantes, instituição filantrópica de utilidade pública federal, estadual e municipal fundada em maio de 1975 e qualificada como Organização Social pelo governo do Estado de São Paulo. Procurado, o Grupo Saúde Bandeirantes não se manifestou sobre as denúncias dos funcionários.

Serviços - A instituição oferece serviços de internação para pacientes com dependência química, alcoolismo e transtornos mentais, tais como depressão, psicose, ansiedades, entre outras patologias. Também há atendimento ambulatorial, com consultas agendadas com psiquiatras e psicólogos.

Desde março de 2009 o Hospital Lacan conta com uma clínica pública para adultos dependentes químicos, com 30 leitos. Em abril deste ano, o governador Geraldo Alckmin inaugurou no Hospital Lacan o primeiro serviço especializado em tratamento de gestantes com dependência química do Estado.

Por Angela de Paula - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.