NOTÍCIA ANTERIOR
Justiça cancela audiências e depoimento de Cachoeira em GO
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dilma quer acabar com aluguel de horário na TV
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/06/2012 | Política
Funcionários da Saned entram em greve
Funcionários da Saned entram em greve  Diademenses aguardam atendimento na Saned. Foto: Norberto da Silva
Diademenses aguardam atendimento na Saned. Foto: Norberto da Silva
Implementação de Plano de Cargos e 5,35% de aumento são principais reivindicações

Os funcionários da Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) entraram em greve na manhã desta quinta-feira (31/05). As duas portas de entrada tinham faixas que anunciavam a greve e atrapalhavam a passagem.

O motivo da paralisação é a reinvindicação de 5,35% de aumento salarial mais a implantação do Plano de Cargos, Salários e Carreiras do Município, que tem sua primeira reunião de discussão entre o governo e o sindicato dos funcionários públicos marcada para o próximo dia 12.

Foi expedida nesta quinta-feira (31/05) uma liminar que determina o retorno de 50% dos funcionários ao trabalho - devido a outra liminar, 30% foram obrigados a não aderirem à greve. Nesta sexta-feira (01/06), haverá uma reunião de conciliação entre a administração da Saned e os grevistas onde será decidido o fim ou a continuação da greve.

Para Jorge Aguiar, diretor de base do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), a greve não acabará imediatamente: "Se depender da disposição dos empregados não volta (o trabalho normal) amanhã. A assembleia (do sindicato que decidiu fazer a greve) foi tumultuada, os trabalhadores estão indignados, pois cada ano é uma desculpa para não se valorizar os trabalhadores", diz ele.

De acordo com Walter Rasmussen, assessor da presidência da companhia, não é possível judicialmente dar o aumento pedido: "Por ser ano eleitoral, o TSE proibe que se dê vantagens aos funcionários. Os 5,35% pedidos seria um aumento acima da inflação. Já deixamos claro que podemos dar aumento de 4,15% dos salários e os benefícios, como vale-alimentação. Estamos fazendo o possível", afirma.

Aguiar também critica o "aparelhamento" do setor administrativo da Saned. Como todos os funcionários da administração não aderiram à greve, já estaria preenchida a cota de 50% de funcionários que deveriam trabalhar hoje, de acordo com a última liminar. "Nós temos uma empresa inchada, 66% do quadro é administrativo e gerencial. Quem faz o serviço são os trabalhadores". Rasmussen rebate: "É engraçado quando se critica a área administrativa, empresa não trabalha só fazendo buraco. Nossa empresa sempre teve várias ações administrativas. Apenas 4% dos funcionários são comissionados, a maioria é concursada. Não tem aparelhamento".

Aumento das contas - Outro fato que está esquentando a relação entre os funcionários operacionais e administrativos da Saned é o aumento do valor das contas de água. Para Jorge Aguiar, as contas de água teriam aumentado até em quatro vezes o valor e isso seria uma forma de o governo arrecadar mais em ano eleitoral. Rasmussen diz que tal afirmação não faz sentido: "Se isso fosse verdade, o governo prefereriria não aumentar as contas. Aumentar perde voto. Se fôssemos demagogos, não aumentaríamos".

O assessor, entretanto, minimiza o clima ruim com os grevistas: "Todo ano existe a data do dissídio do trabalhador para buscar acordos. É um direito dos trabalhadores pedir mais salários". Ele também deixa claro que foi pedido aos grevistas que a população não fosse prejudicada com a paralisação.

Aguiar ficou durante a manhã, em frente a companhia, "auxiliando o pessoal a ser atendido, que é o mínimo que a lei determina". A dona de casa, Antônia Damiciano, recebeu a orientação no portão da Saned para esperar a greve acabar para tirar a 2ª via de sua conta de água. Já a faxineira, Carla dos Santos, conseguiu normalmente conferir na companhia a leitura errada de uma conta dela que teria sido feita: "Atenderam normal, graças a Deus", conta ela, que não vai precisar pagar o valor a mais.

Por Arthur Gandini - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.