NOTÍCIA ANTERIOR
Feirinha da Madrugada vai fechar novamente em São Paulo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sistema Cantareira começa semana com 8,9% da capacidade
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/05/2014 | Geral
Funcionários da CPTM podem entrar em greve
Funcionários da CPTM podem entrar em greve Paralisação pode afetar 400 mil pessoas por dia no ABCD. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Paralisação pode afetar 400 mil pessoas por dia no ABCD. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Caso reivindicações dos ferroviários não sejam atendidas, paralisação está prevista para começar quinta-feira (15/05)

A vida dos usuários de trem do ABCD pode se complicar a partir da semana que vem. Os três sindicatos que representam a categoria dos ferroviários anunciaram, em assembleia realizada nesta quinta-feira (08/05), que entrarão em greve caso a CPTM não atenda as reivindicações que estão em discussão desde janeiro. Isto afetaria as nove estações da Região que, de acordo com estimativas do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, Eluiz Alves de Matos, recebe 400 mil pessoas por dia.

A CPTM divulgou que desconhece qualquer paralisação por parte das entidades representativas, pois não recebeu nenhum comunicado. No entanto, Matos afirmou que apresentaram ofício à empresa e que os oito mil trabalhadores, representados também pelo Sindicato de Ferroviários da Zona Sorocabana e pelo Sindicato dos Ferroviários da Zona Central do Brasil, cruzarão os braços porque lhes ofereceram 3,97% de reajuste e participação nos lucros mediante batimento de metas. Os sindicatos querem reajuste de 5,4%.

De acordo com o presidente, de janeiro a abril, foram feitas cinco reuniões. Na última (25/04), a CPTM afirmou que as negociações foram encerradas. Matos afirma que na quarta-feira (14/05), às 18h, será feita a última assembleia antes da greve com o intuito de impedir a paralisação definitiva. Os ferroviários de São Paulo exigem 8% de ganho real, aumento de R$ 100 no vale alimentação, aumento do vale refeição e participação no lucro de R$ 5 mil.

"Consideramos a oferta da CPTM ridícula porque a própria empresa divulgou aumento de 6,2% de usuários no primeiro trimestre", disse Matos que frisou que a previsão de greve, caso realizada, é de tempo indeterminado. "Pedimos desculpas pelo transtorno, mas nossa causa é legítima", acrescentou.

Por Caio Luiz - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.