NOTÍCIA ANTERIOR
Líderes regionais do PCC são presos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá terá shopping popular em maio
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/12/2007 | Cidade
Frente de Esquerda lança Chiquinho do Zaíra a prefeito
O bloco de apoio à reeleição do prefeito de Mauá, Leonel Damo (PV), em 2008, ruiu.

O que era para ser a criação da Frente de Esquerda no município, segunda-feira à noite, na Câmara, se transformou em um ato de lançamento da candidatura do superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB), a prefeito.

Apesar de ainda não assumir publicamente que disputará a eleição no próximo ano, Chiquinho – que é o homem-forte de Damo na administração –, disse que está preparado para administrar Mauá. “Já fui vereador, presidente da Câmara, secretário de Governo, superintendente da Sama. Se for o escolhido pelo grupo, me sinto pronto para a eleição.”

O socialista negou, no entanto, que o evento criará mal-estar dentro do governo. “Da nossa parte não haverá isso. Nosso compromisso com o Leonel é com a governabilidade e isso nós estamos cumprindo. Não há acordo visando a eleição”, afirmou Chiquinho. “E o PV não faz parte da Frente”, disse.

Além do PSB, o bloco é formado por PDT, PCdoB, PHS, PMDB e PPS. A maioria destes partidos já tinha declarado apoio a Damo em 2008, mas mudou o discurso.

Sem a presença do chefe do Executivo – que está fora da cidade e retorna nesta quarta-feira –, vereadores da base de sustentação não pouparam críticas à administração e deixaram o evento com ares de oposição.

O líder de governo na Câmara, Luiz Alfredo dos Santos Simão (PSB), foi o mais incisivo. “Meu candidato é o Chiquinho. Não tem outro.” Questionado se a decisão inviabiliza sua condição de líder e sua relação com o prefeito, ele respondeu: “Não tenho relação com o Leonel e sim com o Chiquinho.”

Mesmo assim, os parlamentares não admitiram o rompimento oficial com Damo. Lourival Lolô Rodrigues Fargiani (PDT) disse que, se houver um racha, partirá do prefeito. “Não temos esse compromisso de apoio para o próximo ano. Se romper, vai partir do prefeito, E se isso acontecer, eu fico do lado desse grupo”, avisou.

No evento, o ex-deputado federal Wagner Rubinelli (PPS) retirou sua pré-candidatura a prefeito. “Reconheço que o Chiquinho é a principal liderança desta Frente. Vamos fazer parte deste grupo.”

Por Sérgio Vieira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.