NOTÍCIA ANTERIOR
Lista de itens proibidos pela Fifa nos estádios inclui tablet e balões
PRÓXIMA NOTÍCIA
Feira de Malhas tem 70 expositores com espaço para os jogos da Copa
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/06/2014 | Economia
Franquias são opções de baixo investimento
Franquias são opções de baixo investimento Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
Com o cenário atual da indústria da região, aqueles que aderiram aos PDVs (Programas de Demissões Voluntárias), mas que ainda não decidiram o que fazer com os benefícios que ganharam, podem optar por empreender em franquias de rápido retorno do investimento: as microfranquias. Muitos desses negócios exigem aporte de até R$ 80 mil, e geram retorno desta aplicação em até 18 meses.

“Normalmente, elas apresentam o retorno rápido justamente porque o investimento é menor. Mas também são ótimos negócios, como as grandes franquias”, destacou o diretor de microfranquias da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Edson Ramuth. “Tanto que as grandes já lançam seus segmentos para aproveitar o desenvolvimento do nicho.” Em 2013, o número de novos contratos destes menores negócios cresceu 14%, contra 11% dos de aportes acima de R$ 80 mil.

A Ambev é uma das grandes empresas que já atuam com franquias maiores e que começou a olhar para o segmento de menor investimento. Com R$ 28 mil, o interessado tem acesso a uma franquia do Nosso Bar. A gigante do setor de bebidas transforma todo o ambiente do estabelecimento do franqueado em um bar temático da Brahma, com toda a estrutura tanto para acomodar os clientes como de manutenção e conservação das bebidas – apenas das marcas da companhia. O cardápio de alimentos fica por conta do proprietário.

“Apuramos que o faturamento médio (estimado entre R$ 35 mil e R$ 40 mil no total) subiu, no ano passado, para os franqueados, 43% após a entrada da marca Nosso Bar. A previsão de retorno do investimento é de 12 a 18 meses”, explicou o gerente corportativo de franquias da Ambev Alberto de Souza Filho.

A companhia também abriu para o mercado em geral, tendo em vista que antes atuava apenas com a rede Select de conveniência de postos Shell, o PitStop Skol. Com investimento de R$ 50 mil, o dono de um estabelecimento já formado (restaurante, bar ou posto) pode abrir quiosque da marca, que atua apenas com garrafas 100% retornáveis. “Estimamos retorno em 12 meses. O faturamento previsto é de R$ 100 mil. Mas é uma franquia mais adequada à instalação de um local pronto, para aumentar o leque dos serviços disponíveis”, disse o gerente corporativo de franquias da Ambev Raphael Rizzo.

Na linha de bebidas ainda, a Mr.Beer, que trabalha com 350 rótulos de cervejas especiais, tendo em vista que 90 são exclusivas, tem à disposição a microfranquia em formato de ilha, por R$ 70 mil, com previsão de retorno do aporte entre 16 e 18 meses e estimativa de receita mensal de R$ 35 mil. E para outubro, destacou o diretor de rede, Humberto Ribeiro, a franquia entrará no mercado com a vending machine, que é uma máquina de chope com pagamento por meio de dinheiro ou ficha. O próprio cliente, no caso, poderá se servir. “Ainda estamos em fase de estudo. Apenas temos o investimento previsto, de R$ 35 mil.”

No segmento de alimentos, a Espetinhos Mimi lançou um carrinho com churrasqueira que exige aporte do franqueado de R$ 30 mil, com estimativa de retorno entre seis e oito meses, destacou o consultor de franquias da rede, Sebastião Lopes da Rosa. Ele disse que o faturamento mensal pode atingir R$ 20 mil, tendo em vista que o equipamento tem capacidade para assar entre 12 e 15 espetos a cada sete minutos. “Mas o ideal é que o franqueado atue no negócio, ainda mais porque ele pode se enquadrar no MEI (Microempreendedor Individual). Portanto, no máximo ele pode contratar mais um funcionário para ajudá-lo.

SERVIÇOS - O diretor de microfranquias da ABF destacou que o ramo de serviços é o que mais tem deixado os microfranqueados satisfeitos. Atualmente, lembrou, 350 redes disputam esse mercado. “O importante é que a pessoa procure saber o histórico da empresa, converse com franqueados e veja se está cadastrada na ABF, pois há uma comissão que avalia cada uma, que deve se adequar às leis de franquia.”

Ramuth, também empresário do setor, é dono da rede Walking Party. “É um serviço de ônibus balada.” Com investimento de R$ 80 mil, e previsão de retorno de 12 meses, o franqueado terá uma festa móvel em suas mãos. O executivo destaca ainda que serviços mais básicos, como limpeza de carro ou casa também têm se destacado no setor. É o caso da AcquaZero Car Wash, de limpeza automotiva, cujo investimento inicial é de R$ 4.800.

De hoje a sábado acontece a 23ª ABF Franchising Expo no Expo Center Norte, na Capital, com 480 marcas expositoras. A entrada custa R$ 60.

Por Pedro Souza - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.