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DATA DA PUBLICAÇÃO 24/01/2017 | Economia
Franquia para trabalhar em casa é tendência entre empreendedores
Franquia para trabalhar em casa é tendência entre empreendedores Os segmentos de educação, comunicação, informática e eletrônica são os mais procurados pelos empreendedores. / Foto: Andris Bovo
Os segmentos de educação, comunicação, informática e eletrônica são os mais procurados pelos empreendedores. / Foto: Andris Bovo
Baixo custo e mais qualidade de vida são pontos fundamentais para quem investe no modelo home based


Com baixo investimento e sem a necessidade de um ponto comercial, as franquias com modelo de trabalho em casa (home based) têm atraído cada vez mais a atenção de pessoas que buscam ter o próprio negócio. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) o valor médio para abrir uma unidade é de R$ 37 mil, sendo o valor mais baixo entre os associados em torno de R$ 3 mil.

Ao todo 24 redes operam no Estado de São Paulo e no ABCD são 10 franquias que oferecem formatos possíveis de serem geridas na própria residência. Para o administrador Rodrigo Massaki Shiki, 27 anos, a possibilidade de trabalhar e melhorar a qualidade de vida foi crucial para investir em uma franquia de marketing digital em São Bernardo.

“Eu trabalhava antes em uma grande empresa e resolvi pedir as contas para abrir o meu próprio negócio, apostando naquilo que gosto e em uma qualidade de vida melhor. Tenho flexibilidade e eu comando o meu cronograma. Apenas sinto a necessidade de organizar o meu quarto como um escritório e de me vestir como se eu estivesse saindo para trabalhar para me ambientar e dar mais foco”, disse.

TENDÊNCIA

Os dados da ABF sobre o mercado de microfranquias com operação home based são inéditos, sem base histórica para efeito comparativo. No entanto, o coordenador do comitê de microfranquias da entidade, José Rubens Oliva Rodrigues, aponta que esse modelo é uma tendência.

“O custo reduzido de investimento e a oportunidade de ter uma qualidade de vida melhor é o que mais atrai as pessoas para este tipo de negócio, principalmente em um momento econômico difícil como o atual. Mas engana-se quem acha que em casa trabalhará menos, pois o franqueado precisa sair para prospectar clientes e fazer contatos, sem isso nenhum negócio é sustentado. Por isso é fundamental se identificar com o segmento e não apenas no valor baixo para investir”, afirmou.

Entre os segmentos com maior participação está em destaque o de serviços educacionais (27%), comunicação, informática e eletrônicos (19%), limpeza e conservação (12%), casa e construção (12%).

Por Iara Voros - ABCD Maior
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