NOTÍCIA ANTERIOR
Debate sobre fraudes na Alesp atrai mais de 100 pessoas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Lula reafirma que não será candidato a nada
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/12/2008 | Política
Frank decide assumir como vice
O vice-prefeito eleito de São Bernardo, Frank Aguiar (PTB), assegurou que renunciará ao cargo de deputado federal até o dia 31 para assumir cadeira ao lado do chefe do Executivo eleito Luiz Marinho (PT). Na última semana, o panorama indicava a possibilidade da permanência no Congresso, segundo ele, a pedido de Marinho e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao mesmo tempo em que a decisão - anunciada na tarde de quinta-feira - coloca um ponto final na polêmica sobre o futuro político do petebista, contraria o desejo de Marinho. Durante a manhã, após a diplomação, o próximo prefeito chegou a anunciar que a decisão do grupo pendia para que Frank "permanecesse como deputado para tocar as demandas em Brasília".

Marinho evidenciou a importância do petebista para popularizar a chapa no início do processo eleitoral e ressaltou a necessidade de alterar o cenário para conquistar recursos federais para o município. "A cidade precisava passar por mudança e, naquele momento, discutimos a melhor chapa. A mudança está conquistada e, agora, discutimos o melhor arranjo para que a cidade passe pela transformação que nos comprometemos em campanha."

A postura de Marinho precipitou o posicionamento de Frank. Indeciso, o parlamentar anunciou que seria um "vice voluntário" e ao lado do futuro prefeito assegurou que "seria mais útil como deputado", mas horas depois admitiu que a decisão já estava tomada. "O momento da diplomação talvez não fosse a hora para comentar, mas devo satisfação às pessoas. Meu respeito maior é ouvir a população que depositou sua confiança. Ficarei como vice-prefeito."

Frank garantiu que Marinho concordou. "Ele sempre disse que não era imposição (o pedido para que continuasse em Brasília) e que era uma decisão minha. Tenho o seu apoio", ratificou o futuro vice, antes de concluir: "Não quero ser questionado na rua como traidor, não abrirei mão e espero que (a atitude) fique como exemplo àqueles que se colocarem a disposição para uma eleição, que honrem a confiança do povo."

Após assumir papel de "embaixador" - responsável por unir todos os prefeitos eleitos no Grande ABC para buscar parcerias nos governos estadual e federal -, Frank garantiu que cumprirá a promessa de campanha e será um vice participativo. "Não tenho dúvida de que como deputado poderia trazer mais recursos, mas vou fazer valer a pena. Serei um representante aqui (em São Bernardo) e lá (em Brasília). É uma troca", ponderou.

Marinho não foi localizado à tarde para comentar o posicionamento do vice.

Por Rita Donato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.