NOTÍCIA ANTERIOR
Disney começa festas de Natal e fim de ano
PRÓXIMA NOTÍCIA
Navio Disney Dream atravessa a Alemanha rumo ao mar do Norte
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/11/2010 | Turismo
França tem o recorde de visitação mundial
Expressando-se em português fluente, Paul Roll, o diretor-geral do Paris Convention & Visitors Bureau (www.parisinfo.com) desde 2001 é um renomado formulador de políticas de fomento turístico.

A França (cujo site oficial é www.franceguide.com/portugues) detém o recorde mundial de visitação, recebendo uns 80 milhões de visitantes estrangeiros/ano, e Paris, porta de entrada principal dos voos, é partícipe primeira desse sucesso.

Hoteleiro por formação, Roll, de 56 anos, trabalhou no grupo Accor e no Club Med, morou em Hong Kong, em Toronto, em Roma e, em Paris, foi presidente do Instituto de Pesquisa e Altos Estudos em Turismo (Irest) da Universidade Sorbonne. Leia a seguir trechos da entrevista concedida por ele à Folha.

*

Folha - Quantos turistas estrangeiros a cidade de Paris recebeu em 2009?

Paul Roll -
Foram 27 milhões [o Brasil todo recebeu 4,8 milhões de visitantes do exterior no ano passado].

De onde eles vieram e quantos eram brasileiros?

Os Estados Unidos foram os primeiros, totalizando o envio de 1.224.975 de pessoas; depois, veio o Reino Unido, que mandou para Paris 1.108. 017 turistas; a seguir, em terceiro lugar, ficou a Itália, com um total de 725.688 visitantes.

A Espanha, quarta colocada, totalizou 603.054 pessoas; a Alemanha veio depois, com 567.979 turistas visitando a capital francesa.

Em sexto, o Japão mandou 499.350 turistas para Paris e, em sétimo, ficou o Brasil, com 356 mil visitantes, um número bastante expressivo.

Paris é a cidade mais visitada do mundo?

É a mais visitada por estrangeiros, e as estatísticas refletem isso: Paris tem 1.466 hotéis (que, juntos, somam 76.048 quartos), 74 apart-hotéis de turismo (o que adiciona 5.000 apartamentos); um camping e 29 centros de hospedagem para jovens (ou seja, mais umas 500 camas de hotel). E tem uns 32 mil "coach surfers", que são pessoas que se hospedam em casas particulares.

E que outras informações numéricas e sobre hotéis são relevantes com relação a Paris?

A capital da França tem mais de 10 mil cafés e restaurantes; o site do Paris Convention & Visitors Bureau, o www.parisinfo.com, soma 6 milhões de visitas/ano.

Os hotéis-palácio parisienses estão entre os mais notáveis: o novo Fouquet Barrière, o Plaza Athénée, o Le Bristol, o Hôtel de Crillon, o Le Meurice, esquecemos algum? E há hotéis que fizeram ou estão fazendo grandes reformas, caso do Royal Monceau by Raffles Hotels; do Paris Shangri-La; do Paris Mandarin Oriental. Acabamos de criar a categoria cinco estrelas, que não existia. E vamos ter uma categoria chamada "palace", aplicável às propriedades luxuosas e clássicas, como o Plaza Athénée, Georges V/ Four Seasons.

Convém mencionar tantos outros, hotéis de redes como Accor e Concorde, e outros menores, caso do hotel Lotti, próximo à praça Vendôme, e do hotel La Maison Champs Elysées, na rua Jean Goujon, que abre no início de 2011.

O sr. nasceu no Chile, morou em Portugal e em Hong Kong. Quantas vezes veio ao Brasil?

Vou ao Brasil uma vez por ano desde 2006. A minha primeira visita ao país ocorreu em 1970.

Minha avó morreu com passaporte brasileiro. Não por causa do passaporte (risos)! Ela era russa.

Gosto imensamente de música, de literatura e de poesia brasileiras e tenho predileção pelo trabalho de Dalton Trevisan; na literatura portuguesa, leio ainda com grande prazer os escritos de Lobo Antunes.

Por Silvio Cioffi - Editor de Turismo, Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.