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DATA DA PUBLICAÇÃO 04/12/2010 | Educação
Fracasso e autoridade escolar desafiam papel do coordenador pedagógico
"O Coordenador Pedagógico e Questões da Contemporaneidade" reúne diversos profissionais da área de educação para pensar, apontar e discutir sobre os principais assuntos que interferem, direta ou indiretamente, no contexto social e escolar.

Os textos analisam a atuação do coordenador pedagógico, assim como a influência do aluno, professor e saber no desenvolvimento e amadurecimento de projetos dentro das escolas. O livro provoca discussões sobre fracasso escolar, inclusão e responsabilidades, assuntos cotidianos e importantes que rodeiam a vida dos profissionais.

"Discutir o fracasso escolar implica compreender as formas pelas quais ele é produzido e legitimado dentro do espaço escolar. Por meio do trabalho coletivo, o coordenador pedagógico pode contribuir para melhor compreensão e superação desse quadro", escrevem Laurinda Ramalho de Almeida e Vera Maria Nigro de Souza Placco, na apresentação da obra.

De forma objetiva, as análises abrem novos campos de visão, ampliando as possibilidades de pensamento com sugestões de projetos que integrem a escola e a sociedade.

"Lembramos que as questões da contemporaneidade, aqui apontadas, são reveladas na escola, mas também se originam e se enraízam fora dela. Ao se revelarem com força no contexto escolar, interferem fortemente no professor e demais educadores, pois há uma tensão permanente entre o que a escola pode realizar e o que se espera dela diante de tantas demandas sociais emergentes e conflitantes. Professores e coordenadores nem sempre podem ou sabem lidar com as possibilidades e os limites da escola e da sociedade, o que aumenta a responsabilidade do coordenador pedagógico na articulação de um trabalho coletivo", completam as profissionais.

Leia trecho.

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O coordenador pedagógico, a questão da autoridade e da formação de valores

O que é autoridade? Por que está tão presente como interesse e demanda na escola, nos dias atuais? Qual é sua relação com a formação de valores pelos atores da escola? Como é vivida, sobretudo pelo coordenador pedagógico?

Essas questões nascem à medida que acessamos situações presentes nas escolas, como as cenas que abrem esse texto e anunciam o que queremos apresentar como proposta de reflexão, oferecendo elementos para a compreensão dos aspectos presentes em interações dessa natureza.

A questão da autoridade nos espaços educacionais, nas famílias, em escolas ou em outros ambientes sociais costuma aparecer, via de regra, mais por sua ausência que pela presença: manifesta-se na queixa de educadores, pais ou professores, geralmente mobilizada por conflitos de relações, e decorre, por sua vez, de situações que envolvem o que os professores denominam "desrespeito".

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"O Coordenador Pedagógico e Questões da Contemporaneidade"
Autores:
Laurinda Ramalho de Almeida, Vera Maria Nigro de Souza Placco
Editora: Edições Loyola
Páginas: 142
Quanto: R$ 26,50
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Por Livraria da Folha - Folha Online
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