NOTÍCIA ANTERIOR
Carros terão rastreador de multa em novembro de 2011
PRÓXIMA NOTÍCIA
Caminhões atraem as atenções no Anhembi
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/10/2009 | Veículos
Fox evolui; azar da concorrência
O acabamento interno franciscano do Fox ficou no passado. A dianteira ganhou linhas mais simples e faróis mais elaborados. A traseira e as laterais tiveram pequenas modificações. Assim pode ser resumida a mudança do hatch da Volkswagen, que decidiu ouvir seus clientes e pôr fim ao minimalismo que inspirou a primeira geração, surgida em 2003. O compacto ganhou tecnologia, refinamento, estilo e mais conforto para enfrentar a concorrência e prolongar sua trajetória, que já conta com 1 milhão de unidades vendidas.

Durante o lançamento, num estande montado às margens do lago Paranoá, os convidados tinham a impressão de estarem num enorme habitáculo em movimento com a projeção de imagens do interior do carro. Tudo para lembrar o conceito que guia o Fox desde a sua concepção: compacto para quem vê, grande para quem anda.

Os motores 1.0 e 1.6 tiveram pequenos ajustes, mas sem mudanças significativas. Assim, a versão 1.0 é aquela mais voltada para uso urbano, com demora nas retomadas. A 1.6, de 104 cv a 5.250 rpm, a álcool, está bem ajustada e ficou interessante na versão com o câmbio automatizado que o modelo passa a oferecer. O torque é de 15,4 kgfm a 2.500 rpm, também a etanol.

Se foi mesmo concebido de dentro para fora, como diz a marca, era evidente que o Fox devesse ser aperfeiçoado internamente. Das 90 sugestões de mudanças que o marketing fez à engenharia e ao design, 85 foram atendidas.

O painel foi completamente refeito, assim como instrumentos e mostradores. O plástico que predominava em quase tudo foi, finalmente, substituído por tecido nos acabamentos das portas. Com isso, o Fox se aproximou de outros carros mais sofisticados da marca, como o Polo. Comandos dispostos num volante de desenho inspirado no Passat CC reforçam a constatação.

Em vez de um mostrador simples e com o desenho ao centro no formato de um celular, agora ele é duplo, com quatro funções, inclusive computador de bordo - incorporando a filosofia dos últimos lançamentos mundiais da VW. O painel também incorpora porta-luvas com tampa, priorizando a funcionalidade. A disponibilidade de teto solar mostra o quanto a VW pretende mudar o conceito de seu hatch, que foi pensado para um público jovem, mas que acabou atraindo consumidores que valorizam sofisticação. Outra explicação é que o comprador de seis anos atrás está melhor financeiramente hoje. A frente invocada, com novos faróis e rodas de 15 polegadas, tem tudo para continuar agradando e atraindo os jovens.

O modelo oferece, opcionalmente, a transmissão automatizada ASG, disponível para as versões equipadas com motor 1.6 - custa R$ 2.476 a mais no preço do veículo. Conforme o pacote, o consumidor também pode incluir borboletas para trocas de marcha no volante, aumentando a sensação de esportividade.

Os preços partem de R$ 29.990 para a versão 1.0 com duas portas e de R$ 34,8 mil para a 1.6. A topo de linha, Fox Prime 1.6 I-Motion, custa R$ 39,4 mil.

Por Wagner Oliveira - Diário Online / Enviado a Brasília
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.