NOTÍCIA ANTERIOR
Jac inaugura pedra fundamental de fábrica e enterra carro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Com efeito de IPI mais baixo, carros usados desvalorizam até 20% mais
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/11/2012 | Veículos
Ford Sync 3 chega em 2014 e fará comunicação entre veículos
Carros conectados vão permitir conversas de voz entre motoristas.

Sistema também mostrará rotas para fugir do trânsito em tempo real.


A terceira geração do Sync, sistema de navegação e entretenimento desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft, chega ao mercado em 2014. A informação foi divulgada pelo vice-presidente da montadora no Brasil e na América do Sul, Rogelio Golfarb, durante evento em São Paulo nesta terça-feira (27). “Nosso ciclo de atualização ocorre a cada dois anos”, comentou o executivo.

Conforme detalhou Celso Duarte, supervisor de engenheiro da Ford, o Sync 3 vai permitir a comunicação entre os veículos com o mesmo sistema, incluindo chamadas de voz entre seus motoristas. Outra novidade será a atualização de trajetos em tempo real. “O Sync 3 vai permitir falar com outras pessoas e localizar, de forma mais prática, rotas alternativas para evitar pontos de congestionamento, já que seu sistema será conectado aos centros de operação de trânsito” explica Duarte.

Nos bastidores do sistema da Ford estão os mesmos chips usados em computadores como a nova linha iMac ou os notebooks MacBook Pro, da Apple.

O PC responsável pelo módulo de controle do novo Sync 3 contará com microprocessador Core i7, da Intel, enquanto a configuração do Sync 2 atual está baseada na linha Core i5. “Esta foi uma das exigências da Microsoft”, diz Duarte.

A repaginação do Sync acompanha a atualização natural dos computadores. Seguindo a chamada Lei de Moore (criada por Gordon Moore, um dos fundadores da Intel), as gerações de microprocessadores se renovam a cada 18 meses, em média. E, hoje, o que montadoras como a Ford querem é um processador "top" em seus carros também "tops".

Sync 2 no Fusion
O sistema Sync 2 está integrado ao sedã esportivo Ford Fusion, na versão Titanium, lançado durante o Salão do Automóvel de São Paulo deste ano e já disponível para venda. Em relação à primeira versão do sistema, os novos veículos Fusion, fabricados no México, contam com melhorias no sistema de reconhecimento de voz integrado ao GPS.

Se o motorista quer encontrar um restaurante, por exemplo, basta dizer “Estou com fome” ao veículo e o Sync 2 traz uma lista os restaurantes e lanchonetes mais próximos no painel de 8 polegadas do veículo. Ao selecionar um dos estabelecimentos, o GPS é ativado para indicar o trajeto.

A segunda geração do sistema também passou a reconhecer o idioma português brasileiro. “O sistema entende até português com sotaque”, comenta Duarte. O reconhecimento do português nativo, segundo o executivo, é um dos resultados da participação de 32 engenheiros brasileiros na criação e adaptação do novo Fusion.

Por Daniela Braun - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.