NOTÍCIA ANTERIOR
Honda City reúne bons atributos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Muito mais que um utilitário
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/08/2009 | Veículos
Ford revela a nova Ranger 2010
Há 15 anos no mercado e com mais de 150 mil unidades comercializadas no brasileiro, a Ford Ranger rejuvenesceu com a chegada da nova linha 2010. Além do visual renovado e mais atual, a picape ganhou novos equipamentos, versões e preços mais competitivos e atraentes.

No entanto, com relação à parte mecânica, a nova Ranger é a mesma da geração anterior. Além da plataforma, os motores são os conhecidos 3.0 a diesel e 2.3 a gasolina. A transmissão também é idêntica à velha picape Ranger: manual de cinco velocidades.

Em termos de versões, a Valentona perdeu quatro, mas ganhou outras duas - XL a diesel e Limited gasolina cabine simples, ambas cabine dupla -, fechando um leque de 18 configurações. A mais em conta é a XL 4x2 cabine simples a gasolina, que parte de R$ 45.990. A topo de linha Limited 4x4 cabine dupla a diesel tem preço sugerido de R$ 96.730. Todas têm três anos de garantia.

Design - Sem dúvida, a principal modificação da nova Ranger 2010 está no design. A dianteira foi a que mais mudou, ganhando grade do radiador com três barras cromadas - similares às adotadas no Fusion e Edge - e novo conjunto óptico com faróis de duplo refletor. O parachoque traz chapa cromada e o capô está mais alto e imponente.

A lateral, apesar de ser muito parecida com a geração anterior, é totalmente nova. Os paralamas estão integrados, a linha de cintura reta e não apresenta vincos marcantes.

A traseira não passou por grandes modificações. Somente as novas lanternas merecem destaque.

Interior - A versão avaliada pelo Diário - XLT 4x4 cabine dupla a diesel - oferece o mesmo espaço da Limited (topo de linha), mas com alguns itens de conforto a menos. O revestimento dos bancos e do painel das portas, por exemplo, é em tecido. Da Limited, por sua vez, é em couro e com costuras que lembram as adotadas no Fusion.

O painel de instrumentos tem novo grafismo e com computador de bordo acoplado. Outros itens de série são: air bag duplo, direção hidráulica, ajuste de altura do banco do motorista, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, e rodas de liga leve de 16 polegadas.

O espaço para os ocupantes da frente é satisfatório. Para os que trafegam atrás, no entanto, a vida é mais complicada. Os gradalhões encontram problemas com as pernas.

Desempenho - O motor 3.0 diesel satisfaz. O torque de 38,5 mkgf a baixos 1.500 rpm entrega força mais do que suficiente para a vida no asfalto ou na terra.

Tivemos a oportunidade de testar a valentia da nova Ranger em uma trilha bastante judiada pelas chuvas que castigaram a região de Boituva, interior de São Paulo.

Quando utilizada a tração 4x4 ou 4x4 reduzida - selecionadas por meio de um botão no painel central -, a picape incorporou um trator, transpondo com facilidade todos os desafios impostos.

A suspensão, bem acertada, garante a dirigibilidade.

Em suma, a Ranger melhorou esteticamente, mantendo o bom conjunto mecânico da geração anterior e com um preço mais competitivo.

Mercado - A Ford espera comercializar cerca de 1.300 unidades da nova Ranger por mês, sendo 60% a diesel e 40% a gasolina. A picape estará disponível a partir da primeira semana de agosto.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.