NOTÍCIA ANTERIOR
Distribuidora da Petrobras diz que vai reduzir preço dos combustíveis
PRÓXIMA NOTÍCIA
Participação nos lucros da Volvo ainda é recorde entre montadoras
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/05/2011 | Veículos
Ford e Google desenvolvem carro inteligente
A Ford e o Google estão desenvolvendo um carro inteligente, capaz de prever para onde o motorista está indo e sugerir a melhor forma de chegar ao destino.

De acordo com o projeto, o carro identifica o destino com uma análise da sua posição atual e cruza as informações com os hábitos do motorista coletados até o momento.

A montadora está usando o Prediction API, tecnologia do Google, desenvolvida em seus aplicativos. O objetivo é produzir veículos capazes de analisar a rotina do motorista e, entre outras habilidades, sugerir rotas para evitar congestionamentos.

"Nós usamos exemplos do passado e aplicamos o algoritmo de aprendizado de máquina para encontrar o melhor modelo que se encaixa a situação", afirma Travis Green, gerente de produto do Google API.

"O API fornece capacidades de previsão de correspondência de padrões para conjuntos de dados existentes no ambiente, usando-a para prever os resultados prováveis para os eventos atuais", explica.

Usar a ferramenta na indústria automotiva permitiria aos carros efetivamente aprender com o comportamento do motorista e adaptar-se a ele.

Em teoria, se você optar por usar o serviço, um computador no seu carro irá criar um registro de seus dados criptografados de condução - aonde você foi, quando e o caminho tomado - e criar seu perfil. Ou seja, eventualmente, seu carro "lembra" para onde e como você dirige.

A Ford, sem divulgar detalhes, prometeu que, com as informações do programa, o motor poderá se ajustar para melhorar sua eficiência de combustível.

"Quando o destino for confirmado, o veículo teria acesso instantâneo a uma variedade de informações em tempo real para que pudesse otimizar o seu desempenho, como a eficiência de combustível e dirigibilidade, mesmo contra os fatores dos quais o motorista não pode estar ciente", diz Ryan McGee, que trabalha na divisão da Ford responsável pelo projeto.

O projeto ainda está em um estágio muito inicial. A Ford prevê testes práticos, com carros rodando, daqui A dois anos.

"Finalmente nós estamos caminhando para fazer carros inteligentes", disse McGee.

Com agências internacionais

Por Ricardo Ribeiro - Colaboração para a Folha
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.