NOTÍCIA ANTERIOR
Montadoras de caminhões abandonam ou adiam R$ 1,7 bi em projetos de investimento
PRÓXIMA NOTÍCIA
Volkswagen e Ford interrompem produção na semana que vem
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/08/2015 | Veículos
Ford aprende a cortar custos com engenharia indiana
Segundo executivo, Índia exige custos mais baixos do que o Brasil.

Nova fábrica na Nigéria vai produzir a picape Ford Ranger.


A Ford planeja usar técnicas de baixo custo aprendidas na Índia para desenvolver modelos compactos para outros mercados emergentes, disseram executivos, copiando a estratégia usada pelos rivais asiáticos no quinto maior mercado automotivo do mundo, segundo a agência Reuters.

A montadora dos Estados Unidos luta para competir na Índia, um mercado onde carros pequenos e baratos, mas ainda assim potentes, são populares e onde também montadoras como a Maruti Suzuki India e a Hyundai dominam.

No último ano fiscal, a Ford vendeu 75 mil carros - resultado pequeno perto da marca líder no mercado Maruti Suzuki - e sua participação de 3% no mercado de veículos de passageiros é uma das menores entre as montadoras estrangeiras.

Assim a Ford mira a expansão de sua participação no mercado com o lançamento de seu primeiro carro compacto feito especificamente para o mercado indiano, o Figo Aspire, na quarta-feira.

O Figo Aspire é basicamente um Ford Ka+, só que com comprimento reduzido e motores 1.2 (gasolina) e 1.5 (gasolina ou diesel). Enquanto o modelo brasileiro tem 4,24 metros de comprimento, o indiano tem 3,99 metros.

O motor potente e eficiente do carro também será instalado em outros veículos que a Ford pretende exportar para a África e o Sudeste Asiático, disseram os executivos.

"Nós estamos sendo desafiados a achar soluções de engenharia com menores custos do que tradicionalmente temos sido aptos a fazer", disse o chefe do programa de carros compactos da Ford na Ásia-Pacífico, John Lonsdale, em entrevista à Reuters.

"Este mercado demanda estratégias e estrutura de custos menores do que qualquer outro lugar no mundo, até mais do que no Brasil", completou Lonsdale.

Expansão para África
A Ford anunciou também que no final do ano começará a montar na Nigéria a picape Ranger, o que transformará o país no segundo do continente africano a produzir automóveis para empresa.

Segundo a Ford, que já produz veículos na África do Sul, os automóveis fabricados na Nigéria serão vendidos só no mercado local. A Ranger será produzida na cidade nigeriana de Ikeja, a 750 quilômetros da capital nigeriana, Abuja.

Segundo a agência EFE, Jim Blenintende, presidente da Ford para o Oriente Médio e África, declarou que "a montagem das caminhonetes Ranger na maior economia da África é um importante marco" no plano de crescimento na região.

A Ford disse que a produção da Ranger na Nigéria será realizada em associação com a empresa local Coscharis Motors, e que partes da carroceria e outros componentes serão importados da África do Sul.

A nova fábrica de montagem de Ikeja empregará cerca de 180 pessoas e terá capacidade para produzir 5 mil veículos por ano.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.