DATA DA PUBLICAÇÃO 12/08/2015 | Veículos
Ford aprende a cortar custos com engenharia indiana
Segundo executivo, Índia exige custos mais baixos do que o Brasil.
Nova fábrica na Nigéria vai produzir a picape Ford Ranger.
A Ford planeja usar técnicas de baixo custo aprendidas na Índia para desenvolver modelos compactos para outros mercados emergentes, disseram executivos, copiando a estratégia usada pelos rivais asiáticos no quinto maior mercado automotivo do mundo, segundo a agência Reuters.
A montadora dos Estados Unidos luta para competir na Índia, um mercado onde carros pequenos e baratos, mas ainda assim potentes, são populares e onde também montadoras como a Maruti Suzuki India e a Hyundai dominam.
No último ano fiscal, a Ford vendeu 75 mil carros - resultado pequeno perto da marca líder no mercado Maruti Suzuki - e sua participação de 3% no mercado de veículos de passageiros é uma das menores entre as montadoras estrangeiras.
Assim a Ford mira a expansão de sua participação no mercado com o lançamento de seu primeiro carro compacto feito especificamente para o mercado indiano, o Figo Aspire, na quarta-feira.
O Figo Aspire é basicamente um Ford Ka+, só que com comprimento reduzido e motores 1.2 (gasolina) e 1.5 (gasolina ou diesel). Enquanto o modelo brasileiro tem 4,24 metros de comprimento, o indiano tem 3,99 metros.
O motor potente e eficiente do carro também será instalado em outros veículos que a Ford pretende exportar para a África e o Sudeste Asiático, disseram os executivos.
"Nós estamos sendo desafiados a achar soluções de engenharia com menores custos do que tradicionalmente temos sido aptos a fazer", disse o chefe do programa de carros compactos da Ford na Ásia-Pacífico, John Lonsdale, em entrevista à Reuters.
"Este mercado demanda estratégias e estrutura de custos menores do que qualquer outro lugar no mundo, até mais do que no Brasil", completou Lonsdale.
Expansão para África
A Ford anunciou também que no final do ano começará a montar na Nigéria a picape Ranger, o que transformará o país no segundo do continente africano a produzir automóveis para empresa.
Segundo a Ford, que já produz veículos na África do Sul, os automóveis fabricados na Nigéria serão vendidos só no mercado local. A Ranger será produzida na cidade nigeriana de Ikeja, a 750 quilômetros da capital nigeriana, Abuja.
Segundo a agência EFE, Jim Blenintende, presidente da Ford para o Oriente Médio e África, declarou que "a montagem das caminhonetes Ranger na maior economia da África é um importante marco" no plano de crescimento na região.
A Ford disse que a produção da Ranger na Nigéria será realizada em associação com a empresa local Coscharis Motors, e que partes da carroceria e outros componentes serão importados da África do Sul.
A nova fábrica de montagem de Ikeja empregará cerca de 180 pessoas e terá capacidade para produzir 5 mil veículos por ano.
Nova fábrica na Nigéria vai produzir a picape Ford Ranger.
A Ford planeja usar técnicas de baixo custo aprendidas na Índia para desenvolver modelos compactos para outros mercados emergentes, disseram executivos, copiando a estratégia usada pelos rivais asiáticos no quinto maior mercado automotivo do mundo, segundo a agência Reuters.
A montadora dos Estados Unidos luta para competir na Índia, um mercado onde carros pequenos e baratos, mas ainda assim potentes, são populares e onde também montadoras como a Maruti Suzuki India e a Hyundai dominam.
No último ano fiscal, a Ford vendeu 75 mil carros - resultado pequeno perto da marca líder no mercado Maruti Suzuki - e sua participação de 3% no mercado de veículos de passageiros é uma das menores entre as montadoras estrangeiras.
Assim a Ford mira a expansão de sua participação no mercado com o lançamento de seu primeiro carro compacto feito especificamente para o mercado indiano, o Figo Aspire, na quarta-feira.
O Figo Aspire é basicamente um Ford Ka+, só que com comprimento reduzido e motores 1.2 (gasolina) e 1.5 (gasolina ou diesel). Enquanto o modelo brasileiro tem 4,24 metros de comprimento, o indiano tem 3,99 metros.
O motor potente e eficiente do carro também será instalado em outros veículos que a Ford pretende exportar para a África e o Sudeste Asiático, disseram os executivos.
"Nós estamos sendo desafiados a achar soluções de engenharia com menores custos do que tradicionalmente temos sido aptos a fazer", disse o chefe do programa de carros compactos da Ford na Ásia-Pacífico, John Lonsdale, em entrevista à Reuters.
"Este mercado demanda estratégias e estrutura de custos menores do que qualquer outro lugar no mundo, até mais do que no Brasil", completou Lonsdale.
Expansão para África
A Ford anunciou também que no final do ano começará a montar na Nigéria a picape Ranger, o que transformará o país no segundo do continente africano a produzir automóveis para empresa.
Segundo a Ford, que já produz veículos na África do Sul, os automóveis fabricados na Nigéria serão vendidos só no mercado local. A Ranger será produzida na cidade nigeriana de Ikeja, a 750 quilômetros da capital nigeriana, Abuja.
Segundo a agência EFE, Jim Blenintende, presidente da Ford para o Oriente Médio e África, declarou que "a montagem das caminhonetes Ranger na maior economia da África é um importante marco" no plano de crescimento na região.
A Ford disse que a produção da Ranger na Nigéria será realizada em associação com a empresa local Coscharis Motors, e que partes da carroceria e outros componentes serão importados da África do Sul.
A nova fábrica de montagem de Ikeja empregará cerca de 180 pessoas e terá capacidade para produzir 5 mil veículos por ano.
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda