NOTÍCIA ANTERIOR
CATs selecionam 722 profissionais da construção civil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Rede de lojas Ponto Frio volta a se colocar à venda
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/03/2009 | Economia
Ford anuncia plano de demissão voluntária em São Bernardo
A Ford anunciou hoje que irá abrir a partir da próxima segunda-feira (2) um PDV (Plano de Demissão Voluntária) nas fábricas de São Bernardo, Taubaté (SP) e Camaçari (BA). A empresa não informou quantos funcionários pretende atingir com a medida, que é válida tanto para efetivos quanto para aposentados. Os trabalhadores terão até o dia 22 de abril para aderir ao plano.

Segundo um comunicado divulgado pela montadora, o objetivo do PDV é ajustar o número de trabalhadores aos níveis de produção atuais, afetados pela redução nos volumes de exportação. “A queda nas vendas externas é resultado da desaceleração da economia global e tem afetado os principais mercados da Ford, bem como de toda a indústria”, afirma a nota.

Na região, o plano foi negociado entre a direção da empresa o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Segundo o diretor da entidade e coordenador da comissão de fábrica da Ford, Paulo Caires, quem aderir ao PDV receberá como contrapartida 41,5% do salário por ano trabalhado. Caso o funcionário seja portador de doença ocupacional, esse percentual sobe para 140% mais indenização adicional de acordo com a faixa salarial.

“Isso não é benefício, é muito pouco. No entanto, a adesão do trabalhador é voluntária e esse é mais um dos instrumentos que nós temos para evitar demissões”, considera.

Apesar de o mercado automobilístico mostrar um certo aquecimento, Caires explica que a empresa justificou a necessidade do plano porque sua produção tem oscilado bastante.

“No ano passado, as empresas faziam previsões de produção para três, quatro meses adiante. Hoje, elas não estão mais conseguindo fazer isso, pois o mercado tem oscilado bastante. Na semana passada, o pessoal da produção de veículos trabalhou a semana toda e ainda fez banco de horas. Mas eles querem enxugar, fazer alguns ajustes”, afirma.

Atualmente, a Ford possui 10,2 mil funcionários em todo o Brasil, sendo que 4,2 mil trabalham na unidade de São Bernardo.

Por Carolina Lopes - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.