NOTÍCIA ANTERIOR
Salão em clima de turbulência
PRÓXIMA NOTÍCIA
Novo Fit tem vitória ofuscada
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/01/2009 | Veículos
Ford anuncia automóvel com ''baliza'' automática para 2010
A Ford anunciou a fabricação de carros com tecnologia para estacionarem automaticamente. O anúncio, feito em uma feira de automóveis em Detroit (EUA), prevê o lançamento desses veículo no ano que vem, nos modelos Sedan Lincoln MKS e no novo modelo de luxo Lincoln MKT.

A companhia disse ainda que 90% dos carros pertencentes ao grupo --modelos Ford, Lincoln e Mercury, deverão ter a tecnologia até 2012.

A ferramenta será acionada por um botão e usará sensores ultrassônicos na parte frontal do veículo, combinados com a estrutura mecânica do volante, para guiar os carros na angulação correta no espaço de estacionamento.

A Ford não é a primeira a lançar a tecnologia: a empresa japonesa Toyota já possui uma linha de automóveis luxuosos que têm a função, por meio de uma câmera de vídeo que calcula o espaço suficiente em um estacionamento.

Mas, de acordo com Mark Fields, presidente da Ford nas Américas, a tecnologia da empresa tem utilização mais fácil e pode ser usada em várias situações, não exige, necessariamente, que o carro esteja em um estacionamento fechado.

O motorista terá uma interface no veículo que possibilitará identificação visual e audível sobre as proximidades de outros carros, objetos e pessoas.

O sistema de sensor também vai monitorar "pontos cegos" (que não podem ser identificados pela visão), e poderá notificar o motorista com uma luz de indicação caso algo seja detectado, ou caso o tráfego esteja intenso.

Segundo Fields, o preço do automóvel ainda não está disponível, mas ele afirma que isso vai eliminar um dos grandes estresses de trânsito. "Não sei quanto a vocês, mas quando eu estou dirigindo, a parte mais estressante é estacionar", disse.

Por Folha Online - Associated Press, em Nova York / Foto:Reprodução
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.