NOTÍCIA ANTERIOR
Hospitalidade e sabor à mineira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Público jovem aposta em novos horizontes
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/10/2009 | Turismo
Folclore e aventura em Joanópolis
Próxima a Monte Verde (MG), mas ainda em São Paulo, Pedra Bela localiza-se nos arredores de Bragança Paulista e abriga uma das maiores tirolesas do Brasil.

Os interessados poderão se aventurar em uma descida de 1.900 metros , que conduz turistas a uma pedra mais baixa, a 105 metros do chão.

A tirolesa sai da Pedra Santa e chega ao portal da cidade. Próximo dali, na Estância Turística de Joanópolis, na divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, a aventura dá espaço ao imaginário. Afinal, as figuras folclóricas sempre fizeram parte do cotidiano popular, especialmente nas cidades interioranas.

Em Joanópolis, o destaque entre os moradores fica por conta do lobisomem - mito que logo se transformou em um lucrativo negócio na mão dos comerciantes.

Hoje, os turistas que passam pela região provam até a famosa ‘canjinha do lobisomem'' e aproveitam para adquirir pequenas lembranças do passeio: estátuas e ímãs de geladeira do homem que se transforma em lobo nas noites de lua cheia.

Pedra Bela e Joanópolis são duas das 13 cidades que integram o Circuito Turístico entre Serras e Águas, sendo alvo recente de projetos do escritório regional de Guarulhos do Sebrae/SP - que vem investindo na divulgação de roteiros turísticos, com o intuito de movimentar o comércio local.

A estimativa é que mais de 550 empreendimentos sejam integrados, e isso envolve atrações turísticas, hotéis, restaurantes, artesanato e agências de turismo das 13 cidades que fazem parte do circuito. A saber, são elas: Atibaia, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Guarulhos, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia, Pedra Bela, Tuiuti e Vargem.

Com a iniciativa, algumas cidades vizinhas também pensam em investimentos turísticos para o futuro: Mairiporã já manifestou interesse em construir um teleférico que atravessará a Rodovia Federal Fernão Dias.

Além dos atrativos folclóricos e dos roteiros de aventura, o circuito tem outras peculiaridades: Nazaré Paulista é referência em turismo náutico, por exemplo. "O circuito tem potencial para o turismo rural, ecoturismo e o turismo de aventura", informa Douglas Tadeu de Carvalho, gestor do Escritório Regional do Sebrae/SP em Guarulhos.

Em meados de 2011, um catálogo sobre o Circuito Turístico entre Serras e Águas será lançado.

Por Diário Online - AE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.