NOTÍCIA ANTERIOR
Escapade parte de R$ 47.790
PRÓXIMA NOTÍCIA
Palio Locker é a melhor opção que EcoSport XLT
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/12/2008 | Veículos
Focus vence mais uma
O novo Focus Sedan fez mais uma vítima. Com pouco tempo no mercado brasileiro, o três volumes da Ford acumulou mais um importante triunfo diante da forte concorrência utilizando, como principal arma, o bom custo-benefício e tecnologia de ponta. A vítima, desta vez, foi o experiente Renault Mégane.

Em busca da melhor avaliação, comparamos as versões topo de linha de cada veículo. E, logo de cara, a primeira importante vantagem do Focus saltou aos olhos: o preço. A versão mais requintada da Ford (Ghia 2.0) parte de R$ 70,1 mil. Já a versão Privilège do sedã de marca francesa parte de R$ 72.290.

Porém, antes de acelerarmos os dois competidores, resolvemos somente observá-los. O Focus, imediatamente, chamou mais a atenção que o Mégane. Motivo? O sedã médio produzido na Argentina tem um projeto mais atual, com traços do Kinetic Design. Para se ter uma idéia, o modelo é o mesmo que circula atualmente pelas ruas da Europa.

O Renault, por sua vez, está ligeiramente ultrapassado. Prova disso é que recentemente a terceira geração do modelo foi apresentada no Salão de Paris. Única certeza é que ele não deve chegar antes de 2010 por aqui.

Como para quem gosta de carros olhar e não experimentar é algo muito frustrante, decidimos rapidamente pular para dentro dos oponentes e ver do que são capazes.

O Ford traz um saudável motor Duratec 2.0 16V que entrega 145,5 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 18,8 mkgf a 4.500. O principal ponto negativo é o fato deste propulsor não ser bicombustível, funcionando somente com gasolina.

No entanto, com o recente lançamento do EcoSport 2.0 Flex, que utiliza o mesmo Duratec, é possível que em 2009 a Ford anuncie a versão bigasolina/álcool do sedã.

O Mégane também traz um voluntarioso coração F4R 2.0 16V que entrega números extremamente parecidos com o do concorrente: 138 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 18,8 mkgf a 4.500 rpm. E assim como o Ford, o Renault funciona somente com derivado de petróleo.

Outro ponto negativo na parte mecânica de ambos os modelos é a transmissão. Tanto Focus quanto Mégane utilizam câmbio de somente quatro marchas - algo já ultrapassado e que gera certo desconforto na condução.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.