NOTÍCIA ANTERIOR
Mães em período de amamentação inscritas no Bolsa Família vão receber benefício extra
PRÓXIMA NOTÍCIA
Metalúrgicos do ABC encerram 7º Congresso
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/11/2011 | Economia
Focus prevê mediana do PIB em 3% até fim do ano
As projeções em relação ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) deverão convergir para 3% até o final do ano, prevê o economista do Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) Cássio Zimmermann. Portanto, considerando que no documento divulgado na última segunda-feira (14), a mediana das expectativas para o indicador apontava para uma expansão de 3,16% em 2011, os ajustes daqui para frente serão pequenos.

- Focus é uma questão de confiança, diz o economista.

Por isso, diante da atual crise internacional, ele vê como natural a disposição do mercado projetar desaceleração da economia doméstica. Para o relatório que será divulgado na segunda-feira (21), Zimmermann espera uma pequena correção no PIB.

O economista acredita que, na relação inflação, PIB e juros, o governo vai preferir puxar o crescimento e os juros para baixo e manter a inflação correndo em conformidade com taxa entre 5% e 5,5% no encerramento do ano que vem. Zimmermann explica que o modelo do Banco Central olha mais para os hiatos do produto e inflação e cospe uma taxa Selic.

Mas, pelo discurso da autoridade monetária, o BC vai aproveitar a brecha que o crescimento está dando para estreitar a taxa de juros e manter a inflação entre 5% e 5,5%.

- Não tenho a menor dúvida disso. Entre puxar a inflação para baixo e deixar a Selic entre 10% e 11%, ele vai manter a inflação e deixar a taxa de juros abaixo de 10%, diz o economista.

O resultado desta equação na Focus serão mexidas pequenas nas expectativas em relação ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O economista do Banrisul ressalta, no entanto, que suas avaliações têm validade apenas no contexto em que o atual cenário em que se encontra a economia internacional seja mantido.

Porque num cenário de ruptura, diz o economista, a taxa de juros ficará bem abaixo de 10%, o PIB iria a menos de 3%. Hoje, de acordo com ele, a probabilidade de confirmação do cenário alternativo é de 30%. O básico, que é com o que a Focus trabalha, é de 70%. Neste cenário, as revisões na Focus se manterão marginais.

Por R7 - Agência Estado
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.