NOTÍCIA ANTERIOR
Anti-inflamatório reduz risco de mal de Parkinson
PRÓXIMA NOTÍCIA
Suor excessivo já é tratado com remédios, mostra estudo da USP
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/03/2011 | Saúde e Ciência
FMABC tem proposta renovada no PET-Saúde
A Faculdade de Medicina do ABC acaba de ter proposta renovada em seleção nacional realizada para o Programa de Educação pelo Trabalho do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, o PET-Saúde. A iniciativa visa a formação de profissionais de saúde capacitados para o enfrentamento das diferentes realidades de vida e de saúde da população brasileira. Direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação, o programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho, segundo as principais demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Busca também inserir ao serviço de saúde preocupação acadêmica e servir de fonte de conhecimento e pesquisa às instituições de ensino.

Os projetos aprovados passam a receber subsídio do Governo Federal. São ações destinadas à formação de docentes, estudantes e profissionais da rede SUS, desenvolvidas por meio de grupos de aprendizagem interdisciplinares orientados pelo princípio da unidade entre ensino, pesquisa e extensão preconizado pelo Ministério da Educação.

O projeto da FMABC recém-aprovado é composto por 7 grupos e conta com 7 professores tutores, 42 profissionais da rede SUS e 84 alunos bolsistas dos diversos cursos da faculdade. Os planos de pesquisa em andamento são: 1) Desenvolvimento de uma estratégia de cuidar do idoso; 2) Avaliação do consumo farmacológico na Estratégia Saúde da Família: um diálogo com a economia; 3) Protocolos de atendimento clínico em atenção primária; 4) Estratégia de Saúde da Família (ESF): oportunidade privilegiada para a atuação sobre determinantes sociais da saúde?; 5) Agente Comunitário de Saúde: Atuação e Competências; 6) Resgatando a Sabedoria Popular; 7) O profissional da Estratégia Saúde da Família como agente transformador e divulgador da Informação.

Aprovação e ampliação: A primeira proposta da FMABC para o PET-Saúde foi elaborada em conjunto com os municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Aprovada em processo seletivo do Ministério da Saúde, foi desenvolvida entre 2009 e 2010. “Tínhamos 4 grupos tutoriais envolvendo 1 coordenador, 4 professores tutores, 24 profissionais SUS e 48 alunos bolsistas. Nessa primeira oportunidade éramos 77 envolvidos em 4 grandes planos de pesquisa. Hoje somos 133 em 7 ações”, calcula a professora de Saúde Coletiva e membro da equipe docente do PET-Saúde FMABC, Dra. Olinda do Carmo Luiz, que acrescenta: “A recente aprovação da FMABC e a ampliação da atuação refletem o reconhecimento pelo Ministério de nossa capacidade de elaboração e desenvolvimento de trabalho consistente na formação de profissionais da saúde”.

Entre 2009 e 2010, a Faculdade de Medicina do ABC contribuiu com o PET-Saúde nos projetos: “Desenvolvimento de uma estratégia de cuidar do idoso”, “Protocolos de rotina em atenção primária à saúde”, “Avaliação de referências (encaminhamentos) na Estratégia Saúde da Família: um instrumento para orientação da Educação Permanente”, e “Promoção da Saúde e Educação na Atenção Primária: treinamento interdisciplinar num espaço virtual”.

Além da professora Olinda do Carmo Luiz, compõem hoje a equipe docente do PET-Saúde FMABC os professores Marco Akerman, Simone Holzer, Silmara Colchão, Ana Paula Guarnieri, Fernando Guedes, Vadré Mateus e Renata Fregonezi.

Por FUABC - Faculdade de Medicina do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.