NOTÍCIA ANTERIOR
MEC confirma cancelamento da edição do Enem de abril
PRÓXIMA NOTÍCIA
Escola proíbe entrada de aluna com cabelo azul
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/02/2012 | Educação
FMABC retorna à Itapeva com Projeto Rondon
Após seis meses da visita precursora, grupo de 28 alunos e professores da Faculdade de Medicina do ABC, Universidade Metodista de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo retornou a Itapeva, a 270 km da Capital paulista, para desenvolver ações de promoção e prevenção em saúde, assim como tratamentos e acesso da população à informação, educação, cultura e noções de cidadania. Realizada neste início de ano, a iniciativa faz parte do Projeto Rondon e focou esforços no distrito de Areia Branca – um dos mais carentes do município.

Ao todo foram 7 alunos pela FMABC: 4 do curso de Medicina, um de Enfermagem e 2 de Ciências Farmacêuticas, além da professora da Saúde Coletiva e coordenadora da operação, Roberta Cristina Boaretto. O grupo ficou instalado em escola pública do bairro São Roque, no próprio distrito de Areia Branca. Foram desenvolvidas atividades como oficinas de capacitação em visitas domiciliares para Agentes Comunitários de Saúde, orientações sobre humanização em saúde para profissionais da rede municipal, ações educativas na área ambiental e mapeamento genealógico da população do Quilombo do Jaó, além de circuito da saúde com coleta de sangue, aconselhamento nutricional, farmácia e orientação psicológica. “Também fizemos documentário intitulado ‘Narradores de Itapeva’, composto por entrevistas com idosos de um conjunto habitacional e que resgata um pouco da história do município. Com os mesmos idosos organizamos a oficina ‘Quem fica parado é estátua!’, com intuito de auxiliá-los na realização das chamadas AVDs - Atividades da Vida Diária”, descreve a professora da Medicina ABC Roberta Boaretto.

O fechamento da operação ocorreu com Feira da Saúde com orientações e cursos rápidos sobre primeiros socorros, farmácia caseira, direitos das mulheres e prevenção de câncer bucal. Os alunos também realizaram aferição de pressão arterial e testes de glicemia em evento que contou com apresentações culturais de grupos locais, entre outras atividades.

A operação ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e teve como desdobramento início de convênio específico com a FMABC a fim de instalar Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, que permitirá intercâmbio constante entre as entidades.

“O trabalho em Itapeva possibilitou valiosa troca entre alunos de diversas áreas, expondo os ganhos do trabalho interdisciplinar e da interação com a população local, mostrando as muitas formas de lidar com o processo saúde-doença. Além dos acadêmicos da FMABC, participaram estudantes de cursos como Multimeios, Economia, Relações Internacionais, Biologia, Biomedicina, Nutrição e Gastronomia”, destaca a professora Roberta Cristina Boaretto, que acrescenta: “Entre os muitos benefícios da operação houve o aprendizado prático, que é fundamental para formação do aluno como profissional da saúde e que foi propiciado pela área de extensão da faculdade, atualmente em franco crescimento”.

Projeto Rondon: O Projeto Rondon é uma iniciativa de integração social que envolve participação voluntária de estudantes, professores universitários e instituições de ensino superior em ações de desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e que ampliem o bem-estar da população. A iniciativa surgiu na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 1966 e foi extinta como política pública em 1989 no governo José Sarney. A partir de 1990, os rondonistas criaram a entidade Projeto Rondon® - Associação Nacional dos Rondonistas, uma associação civil de direito privado (OSCIP) sem fins lucrativos. A iniciativa fortificou-se em 2005 por meio de parceria com o Ministério da Educação e Ministério da Defesa, que proporcionam suporte logístico e segurança necessária em algumas das várias modalidades de operações.

A Faculdade de Medicina do ABC foi a primeira escola do Estado a participar da nova fase do Rondon. A parceria teve início em maio de 2010 com a criação da Comissão de Extensão da FMABC (Comex).

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.