NOTÍCIA ANTERIOR
Hospital da Mulher recebe HOJE Certificado de ''Amigo da Criança''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nestlé elimina ingredientes artificiais de todos seus doces
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/03/2012 | Saúde e Ciência
FMABC alerta para crescimento de doença nos rins
Campanha dia 8 de março abordará importância da prevenção com exames simples

A Faculdade de Medicina do ABC vai reforçar o Dia Mundial do Rim, em 8 de março, com palestras de esclarecimento sobre prevenção à Doença Renal Crônica (DRC), que cresce na mesma proporção do envelhecimento da população. Diabetes, pressão alta, obesidade e tabagismo – males do mundo moderno – são as principais causas da falência dos rins, que aparece silenciosa e culmina, quando não diagnosticada precocemente, com custosas e penosas sessões de hemodiálise (filtração do sangue três vezes por semana, com média de 4 horas) ou diálise peritoneal diária.

“A prevenção é feita com dois exames muito simples, que qualquer médico pode pedir no check-up anual ou quando o paciente fizer um tratamento específico: o exame de sangue para detectar creatinina, substância que se eleva com a deficiência da função renal, e o exame de urina para verificar perda de proteínas e presença de sangue” – cita o professor de Nefrologia da FMABC, Dr. Daniel Rinaldi dos Santos, também presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

Dr. Rinaldi estará à frente de várias ações da SBN em torno do Dia Mundial do Rim, que no Grande ABC abordará com orientação e material educativo a população usuária do Ambulatório de Especialidades da FMABC em Santo André e do Hospital de Ensino Anchieta, em São Bernardo. Haverá também verificação da pressão arterial e teste para detecção de diabetes. Casos suspeitos serão encaminhados para exame mais detalhado e tratamento. O 8 de março será lembrado no Brasil com o mote “Rins em Defesa da Vida” e terá vários monumentos iluminados em azul, vermelho e amarelo (cores da campanha mundial), entre os quais o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a Ponte Estaiada e o Obelisco do Ibirapuera em São Paulo.

10 milhões de brasileiros: Os dois rins são o grande filtro do corpo humano. Depuram o sangue retirando o excesso de água do organismo e as substâncias tóxicas produzidas pelo próprio metabolismo do corpo ou que a pessoa ingeriu na forma de remédio, bebidas, alimento com agrotóxico etc. Controlam a pressão arterial e também produzem vários hormônios. Quando a função renal atinge apenas 10% da capacidade, a alternativa é fazer hemodiálise (renovação do sangue por meio de máquinas), diálise peritoneal utilizando a cavidade do abdome ou, finalmente, transplante.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia estima que 10 milhões de brasileiros tenham algum grau de Doença Crônica Renal e que 90 mil façam hemodiálise, o que significa aumento de mais de 100% no número de pacientes na última década e custo em torno de R$ 2 bilhões ao ano ao SUS (Sistema Único de Saúde). “É um tratamento caro para o governo e sofrido para o paciente” – lamenta o professor da FMABC e presidente da SBN, ao explicar a ênfase na prevenção que a especialidade resolveu promover em âmbito mundial. Esta será a 7ª edição do Dia Mundial do Rim.

Principais sintomas

- Aumento da pressão arterial (acima de 140/90).

- Sangue na urina.

- Inchaço sobretudo no rosto e pernas.

- Cálculo renal.

- Infecções urinárias repetidas.

Grupos de risco

- Diabéticos.

- Hipertensos.

- Pessoas acima de 50 anos ou com doenças de coração.

- Quem tem histórico de doença dos rins na família.

Estar atento ao peso e à alimentação, controlar o açúcar, fazer atividade física, beber água e evitar álcool são algumas recomendações para um rim saudável.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6234 dias no ar.