NOTÍCIA ANTERIOR
ABCD registra nova morte pelo vírus H1N1
PRÓXIMA NOTÍCIA
Terapia experimental contra Alzheimer mostra resultado promissor
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/07/2016 | Saúde e Ciência
Flórida investiga dois novos casos suspeitos de transmissão local de zika
Estado dos EUA analisa 4 possíveis registros locais da doença.

País tem 12 casos confirmados de malformação pelo vírus.


As autoridades de saúde da Flórida, nos Estados Unidos, anunciaram nesta quarta-feira (27) que estão investigando dois novas suspeitas de transmissão local do vírus zika. Dois outros possíveis casos já estavam sob análise, totalizando quatro.

Se ao menos um desses registros for confirmado, isso provaria pela primeira vez que os mosquitos portadores do zika estão presentes na zona continental dos Estados Unidos.

O zika é transmitido na maioria das vezes pela picada de mosquitos, e em alguns casos por contato sexual. Em geral, a doença provoca sintomas brandos, e muitas vezes passa despercebida.

O vírus pode provocar, porém, transtornos neurológicos, como a síndrome de Guillain-Barré, ou malformações congênitas graves e irreversíveis, como a microcefalia, que se caracteriza por um desenvolvimento insuficiente do cérebro, em fetos de mulheres que foram infectadas pelo vírus durante a gravidez.

"As autoridades ampliaram suas investigações em curso para outros casos de infecção que poderiam não estar ligados a viagens para países ou territórios onde a epidemia está ativa", disse em um comunicado o Departamento de Saúde da Flórida, detalhando que estes casos foram detectados em Miami e no condado de Broward, respectivamente.

"Os residentes e visitantes desses lugares estão obrigados a fornecerem amostras de sangue e de urina para os serviços sanitários, já que os resultados vão ajudá-los a determinar o número de pessoas infectadas", acrescentou o Departamento de Saúde.

Na semana passada, a Flórida anunciou os dois primeiros casos de zika no estado em pessoas que aparentemente não tinham viajado para zonas endêmicas.

Este estado já registrou 381 casos de zika, todos eles em pessoas que tinham viajado para países ou territórios onde o vírus está em circulação. O país registros 12 casos de malformação devido ao vírus.

As autoridades de saúde dos Estados Unidos tinham advertido que era possível que ocorressem surtos locais do vírus da zika no país com a chegada do verão, especialmente após a rápida propagação da infecção na América do Sul e na América Central ao longo dos dois últimos anos.

Por G1 - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.