NOTÍCIA ANTERIOR
Em Goiás, São Paulo tem primeira chance de ser campeão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mecânicos da Ferrari homenageiam Massa por nascimento de filho
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/11/2009 | Esportes
Flamengo bate Corinthians, aproveita brecha do São Paulo e assume a liderança
O Flamengo assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, neste domingo, ao derrotar o Corinthians no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, por 2 a 0. Com apenas mais uma rodada para ser disputada, a equipe carioca tomou a posição do São Paulo, que perdeu para o Goiás por 4 a 2. Agora, o Fla precisa apenas de uma vitória contra o Grêmio para conquistar o título. O jogo será no Maracanã, no próximo domingo.

Na rodada passada, o Flamengo jogou depois de ver o São Paulo ser derrotado pelo Botafogo e teve a chance de tomar a liderança, mas empatou sem gols com o Goiás e ficou com a segunda posição. Hoje, aproveitou a nova brecha dada pelo rival paulista e tomou a liderança, indo a 64 pontos, contra 62 do time do Morumbi.

Além disso, a tabela mudou muito: o Internacional venceu o Sport, enquanto o Palmeiras superou o Atlético-MG. Ambos chegaram aos mesmos 62 pontos do time de Ricardo Gomes, mas levam vantagem nos critérios de desempate. O time gaúcho assume a vice-liderança por ter mais vitórias, 18, contra 17 dos dois paulistas --e o Palmeiras sobe para a terceira posição com melhor saldo de gols, derrubando o São Paulo para quarto.

O Flamengo jogou sem uma de suas principais armas ofensivas, o atacante Adriano, que começou a rodada como artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 19 gols. Com uma queimadura no pé esquerdo, o jogador deu lugar ao atacante Bruno Mezenga. Maldonado e Everton continuam machucados.

A baixa de Adriano também evitou o esperado duelo entre ele e Ronaldo, principais reforços do Brasileiro deste ano, e que jogaram juntos na Copa do Mundo-2006. O Fenômeno jogou, mas o time teve baixas defensivas: William, Alessandro e Marcelo Mattos estão lesionados. Voltaram ao time Chicão, que também estava machucado, Defederico, suspenso, e Felipe, poupado na rodada passada.

Classificado para a Libertadores-2010 por ser o campeão da Copa do Brasil, sem chances de título ou rebaixamento, o Corinthians não tem mais pretensões neste Nacional e prepara o time para o ano que vem --o que provocou especulações sobre o time facilitar a partida para o rubro-negro carioca, que disputa diretamente com o arquirrival São Paulo a liderança da tabela. No entanto, a equipe do Parque São Jorge rechaçou essa possibilidade.

Na próxima rodada, de encerramento do torneio, o Corinthians finaliza sua participação contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte.

A partida

O Flamengo começou o jogo bem melhor, mais solto e tentando criar. Álvaro, de cabeça, chegou a acertar a trave de Felipe. Já o Corinthians, antes de equilibrar a partida, ainda foi obrigado a usar a primeira substituição: Edu, contundido, deu lugar a Moradei.

Ainda no primeiro tempo, aos 25min, Ronaldo também sentiu dores e saiu de campo para a entrada de Souza.

Dois minutos depois, o Flamengo abriu o placar com Zé Roberto. O atacante recebeu na área, carregou a bola e chutou, e Felipe ainda resvalou antes que ela entrasse.

Aos 37min, Defederico recebeu na área de Souza, entrou em velocidade, driblou o goleiro Bruno e, desequilibrado, desviou para o gol vazio. O chute saiu fraco, e a defesa tirou a bola em cima da linha.

Souza fez uma falta dura aos 39min e levou um cartão amarelo. Depois de muita reclamação por parte dos corintianos, Mano Menezes foi expulso pelo árbitro Evandro Rogério Roman.

Antes do intervalo, Chicão ainda cobrou uma falta no ângulo de Bruno, mas o goleiro defendeu.

A etapa complementar teve os minutos iniciais também movimentados, mas o jogo ficou morno. A partir dos 23min, o Corinthians passou a jogar com um a menos: Chicão levou o segundo amarelo e foi expulso.

Petkovic, apagado na partida, deu lugar a Fierro no Flamengo, enquanto Dodô entrou no lugar de Escudero no Corinthians. Depois, Bruno Mezenga ainda saiu para a entrada de Dênis Marques.

Aos 46min, Dodô fez pênalti, convertido pelo lateral Léo Moura dois minutos depois. Antes da cobrança, um torcedor ainda invadiu o campo e causou confusão.

Por Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7730 dias no ar.