NOTÍCIA ANTERIOR
Para Mano Menezes, Corinthians tem aproveitamento de campeão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Corinthians perde para lanterna e vê liderança ameaçada por Fluminense e Ceará
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/07/2010 | Esportes
Fiscalização da Copa-14 tem atraso
Não bastasse o atraso em praticamente todas as construções para a Copa de 2014, a fiscalização dessas obras ainda não começou.

No portal criado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) para aferir o andamento das 93 construções previstas para a competição, não há quaisquer informações sobre 85 delas.

Em 2009, as 12 cidades-sedes assinaram um termo de responsabilidade que definia quais obras seriam feitas e como. Das 93 construções, duas já haviam começado: os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Natal, no Rio Grande do Norte.

Outras 20 deveriam começar entre março e junho. Dessas, apenas três têm alguma movimentação, segundo o site: os estádios de Belo Horizonte, Salvador e Cuiabá.

Nenhum projeto de aeroporto ou transporte urbano foi iniciado no prazo. Os 93 projetos somam R$ 22,4 bilhões, mas há modificações previstas, já que alguns ficaram fora dos planos, como o Morumbi, em São Paulo.

No caso dos estádios, outra situação grave é em relação ao financiamento. O BNDES pode bancar até 75% dos projetos das 12 arenas. Mas apenas cinco fizeram o pedido formal (as de Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Amazonas). Os pedidos ainda estão em análise.

As outras sete sedes ainda têm que mandar os projetos para receber o crédito.

Para acompanhar o andamento dessas obras, o tribunal de contas criou em maio um portal na internet e previa até mesmo que as obras fossem acompanhadas on-line, através de câmeras.

O órgão ficou responsável por inserir informações das construções do governo federal (aeroportos e portos). E deixou para os tribunais de contas dos Estados e municípios a fiscalização e a inserção de dados no portal das obras sob responsabilidade deles (arenas e transportes).

Abandono

Até ontem, mais de dois meses depois, nenhum dos tribunais de contas tinha sequer cadastrado as obras sobre sua responsabilidade no portal. As únicas obras que constam no site são de oito aeroportos, que foram colocadas ali pelo TCU.

A obra no aeroporto de Natal é a única que consta com alguma execução. Mas ela foi iniciada em 2004 e, seis anos depois, estava com 28% do projeto executado (até maio). O portal não tem informações sobre o andamento das obras nos aeroportos de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ), os dois maiores projetos.

O TCU afirmou que os tribunais de contas informaram que estão realizando auditorias nos projetos e que, ao concluírem essa etapa, vão dispor as informações no portal. Sobre as obras de aeroportos, informa que estão em execução, exceto no Galeão e em Natal.

Por Dimmi Amora - Folha Online, de Brasília
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.