NOTÍCIA ANTERIOR
Máscara permite que dono ''enxergue'' pelos olhos de cachorro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Google lança Datally, app que controla gasto de internet no celular
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/11/2017 | Tecnologia
Firefox Quantum: o que mudou no novo navegador da Mozilla?
Firefox Quantum: o que mudou no novo navegador da Mozilla? Firefox Quantum, nova versão do navegador da Mozilla. (Foto: Divulgação/Mozilla)
Firefox Quantum, nova versão do navegador da Mozilla. (Foto: Divulgação/Mozilla)
Browser ficou mais rápido, passou a gastar menos memória e ganhou funções para capturar tela e salvar links.

O Firefox ganhou uma repaginação quase total, a maior em 10 anos, que fez o navegador da Mozilla funcionar mais rápido, mas consumindo menos memória do aparelho.

Chamada de Firefox Quantum e apresentada recentemente, a nova versão do navegador teve 75% de seu código alterado de alguma forma para apresentar melhorias em:

Desempenho;
Design e funções;
Navegação privada;


É possível baixar o novo navegador para: computadores, iOS e Android.

Desempenho

O motor do Firefox Quantum, responsável por ler páginas, foi melhorado para carregar sites mais rapidamente. Isso porque agora o navegador consegue explorar os múltiplos núcleos dos processadores de computadores pessoais e dispositivos móveis.

Para mostrar os efeitos dessa atualização, a Mozilla comparou o Quantum com a versão anterior do Firefox e com o Chrome. Conclusão: até duas vezes mais rápido. Em testes realizados pelo G1, o Quantum foi quase 30% mais veloz.

Outro aspecto que mudou foi a arquitetura do Firefox Quantum, que passou a priorizar as abas que estejam executando alguma atividade. Se uma aba estiver fazendo algum download, por exemplo, esse processo passará na frente dos demais. Isso também ajuda o navegador ser mais rápido.

Essa nova característica faz o Firefox consumir até 30% menos memória RAM que o navegador do Google, diz a Mozilla.

Design e funções

A Mozilla também mudou o design do Firefox, reorganizou algumas funções do navegador e adicionou outras.

A área inicial do navegador ficou mais limpa, apesar de continuar mostrando os sites preferidos e páginas abertas recentemente.

Entre as novas ações, a principal novidade é a “Biblioteca", que pode ser acionada por um ícone que simboliza livros em uma estante (ele fica ao lado da barra de pesquisa na internet).

Essa área reúne:

sites favoritos;
capturas de telas;
histórico de páginas;
downloads;
abas sincronizadas (que podem ser abertas em duas máquinas diferentes, caso o usuário faça login);
e links salvos no Pocket.

Outra das novidades é o Pocket, incorporado ao navegador como uma função nativa, ou seja, não precisa de um serviço adicional para funcionar. Comprado pela Mozilla em 2017, o serviço funciona como um arquivo de links. Só que permiti que os usuários posam abrir mais tarde o conteúdo desses links em computadores, smartphones e tablets. Basta que o internauta esteja logado com uma conta Google, por exemplo. Para acessar os textos no celular, não é preciso de conexão à internet. Isso porque o conteúdo é salvo assim que o app inclui a página em seu repositório.

O Pocket também exibe links recomendados com base no assunto das páginas acessadas no navegador, nas contas de usuários seguidos no Twitter e no que postam personalidades seguidas pelo usuário.

Navegação privada

A navegação privativa do Firefox Quantum não registra o histórico de sites visitados, como é de praxe nesse modo seguro, presente em todos os navegadores. Só que o novo browser da Mozilla possui uma nova camada de privacidade. Ela é capaz de bloquear os rastreadores usados por sites para seguir o usuário pela internet -o objetivo deles é descobrir os hábitos das pessoas no mundo virtual para enviar publicidade melhor direcionada.

Segundo a Mozilla, impedir o carregamento desses rastreadores, de algumas propagandas e de alguns scripts permite que as páginas sejam abertas com até 44% de rapidez.

Por G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.