NOTÍCIA ANTERIOR
Testosterona de jogadores de games cai ao enfrentarem amigos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Celular conectado às redes sociais é ideal para o Brasil, diz executivo da Motorola
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/09/2009 | Tecnologia
''Final Fantasy 13'' e ''Gran Turismo 5'' provocam filas em feira no Japão
Sem a Nintendo na feira Tokyo Game Show e diante de uma linha de jogos discreta da Microsoft, a Sony acabou sendo o grande destaque na feira japonesa.

Apostando em continuações de séries de sucesso, como
"God of War", "Final Fantasy", "Uncharted" e "Gran Turismo", a fabricante do Playstation 3 mostrou que tem arsenal para se garantir pelo menos até o Natal, quando as vendas compensam o investimento pesado nas superproduções.

E a empresa precisa mesmo apostar em novos títulos pois, atualmente, em território nipônico, o console da Sony fica à frente de seu antecessor, o bom e velho PS2, e do Xbox 360, perde para o Wii, o Nintendo DS e o PSP, da própria Sony.

Final Fantasy

É verdade que o recente lançamento do modelo Slim incrementou as vendas do videogame, mas não por muito tempo. Em dezembro, "Final Fantasy 13" será lançado no Japão, e aí o PlayStation 3 deve conquistar mais lares orientais.

É a primeira vez que "Final Fantasy" aparece em alta definição. Das 85 milhões de cópias vendidas da série, boa parte está no Japão, o que ajuda a explicar a disposição dos visitantes da Tokyo Game Show 2009 de esperar horas para experimentar o jogo por alguns minutos.

Há três anos em desenvolvimento, o jogo só sai para o Xbox 360 no ano que vem e apenas no Ocidente. Isso abre caminho para a concorrente Sony ampliar seu número de seguidores no Japão.

Outro provável arrasa-quarteirões da companhia é "Gran Turismo 5", a mais recente versão do simulador de automobilismo. Pela primeira vez, o jogo reproduz os danos sofridos pelos bólidos em colisões em geral, as montadoras nunca gostaram muito de ver seus veículos sendo danificados em jogos.

Depois de fazer sucesso na E3, com seus gráficos cinematográficos, "Uncharted 2" deu o toque de aventura ao estande da Sony. O protagonista, Nathan Drake, se mete nos lugares mais improváveis em busca de um antigo artefato. Os diálogos do jogo são quase sempre debochados, mas o que faz sucesso mesmo são os tiroteios, mostrados em ângulos que evidenciam o melhor da ação.

Mas, se o assunto é ação, "God of War 3" ainda parece monopolizar a audiência: embora a versão em demonstração fosse a mesma apresentada na E3, a empolgação nos olhos de quem jogou era idêntica especialmente em uma cena na qual Kratos arranca o olho de um gigantesco ciclope. Porém para
colocar as mãos no game será necessário esperar até 2010.

Marcas de peso

Para tentar fazer frente à Sony, a Microsoft, que sempre teve dificuldades para emplacar o Xbox no Japão, abriu mão de ases na manga e preferiu apostar em "Halo 3: ODST". O problema é que a série de "Master Chief" nem de longe faz no Japão o mesmo sucesso visto no Ocidente. Ainda assim, havia um número razoável de nipônicos interessados em experimentar o jogo.

Quem passou pelo estande do Xbox 360 pôde também experimentar o simulador "Forza Motorsport 3", rival direto de "Gran Turismo 5", em cabines supercaprichadas, uma delas tinha três televisões, reproduzindo todo o painel do carro, e um cockpit que reproduzia os trancos de colisões.

O game possui multijogador on-line para até oito participantes, além de carros de montadoras como Nissan, Ferrari, Audi, Peugeot e por aí vai. Para os interessados em experimentar "Forza 3", a versão demo já está disponível para download na Xbox Live.

Por Théo Azevedo - Enviado especial da Folha a Chiba (Japão)
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.