NOTÍCIA ANTERIOR
Jogadores do Santos rebatem provocações gremistas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Técnico do Palmeiras fecha treino, esconde time e filosofa
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/05/2010 | Esportes
Final da Copa dos Campeões tem duelo entre carrasco e fã de brasileiros
A final da Copa dos Campeões, entre Bayern de Munique e Inter de Milão, no próximo sábado, às 15h45 (horário de Brasília), em Madri, vê um duelo de treinadores com sentimentos opostos em relação a jogadores brasileiros.

Enquanto o Bayern, do holandês Louis Van Gaal, não tem nenhum jogador do país pentacampeão mundial em seu elenco, a Inter, do português José Mourinho, tem quatro, Júlio César, Maicon, Lúcio e Tiago Motta.

Van Gaal é conhecido por sua polêmica com jogadores brasileiros. Foi o responsável direto pelas saídas de Giovanni, Rivaldo e Sonny Anderson do Barcelona. Todos eles reclamavam dos tratamentos do holandês e dos privilégios a seus compatriotas dentro do elenco.

"Van Gaal me dá pena e entendo porque tem tanta raiva em seu coração: com tantos craques que tinha à disposição na seleção da Holanda, foi incapaz de classificar o time para a Copa do Mundo. Ele tem inveja de mim porque fui campeão de um torneio que não pôde sequer disputar", disse Rivaldo logo após a Copa de 2002, quando trocou o Barcelona de Van Gaal pelo Milan, lembrando a passagem do holandês por sua seleção nacional.

No meio do ano passado, antes de assumir o comando do Bayern, o holandês exigiu as saídas do zagueiro Lúcio e do meio-campista Zé Roberto, antigos ídolos do clube, e disse ao também brasileiro Breno que não pretendia utilizá-lo durante a temporada.

Já Mourinho, discípulo de Van Gaal e ex-auxiliar do holandês nos tempos de Barcelona, é o oposto. Sempre indica brasileiros em seus elencos e até pediu a contratação de Lúcio depois que este foi renegado pelo treinador do Bayern de Munique.

No Chelsea, em 2007, Mourinho pediu a contratação de Belletti, do Barcelona. Antes, havia indicado para o Porto, em 2004, a contratação do meia-atacante Carlos Alberto, hoje no Vasco.

O português já afirmou também que o melhor jogador que já viu em sua carreira foi o atacante Ronaldo, hoje no Corinthians. Os dois trabalharam juntos no Barcelona na temporada 1996/97, quando Mourinho era auxiliar-técnico.

"Minha experiência com jogadores brasileiros é fantástica. Talvez por minha personalidade, eu acho. Eles recebem muito bem as minhas mensagens em seus corações e suas mentes. Consigo facilmente alcançar suas almas", disse Mourinho, em uma de suas viagens ao Brasil, em 2008.

"Me lembro do Ronaldo de uma forma especial. É o melhor jogador que já vi jogar. Eu sou novo, mas claro que já ouvi coisas sobre os tempos de Pelé, só que isso soa como algo distante para mim. Mas não tenho dúvidas de que, nas últimas gerações que eu vi, Ronaldo é o melhor. Aquele ano de 96 foi inesquecível."

Por José Ricardo Leite - Folha Online - Reportagem Local
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.