NOTÍCIA ANTERIOR
Operação vai combater descarte de entulho
PRÓXIMA NOTÍCIA
Santo André terá corredor para ônibus até fim do ano
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/10/2013 | Setecidades
Fim de bilhete confunde usuários de trólebus
Fim de bilhete confunde usuários de trólebus Foto: Arquivo/DGABC
Foto: Arquivo/DGABC
Mudanças no sistema de bilhetagem dos trólebus do Corredor ABD – que liga Jabaquara a São Mateus, na Capital, passando por Santo André, São Bernardo e Diadema – estão deixando os usuários confusos. A partir do dia 31, os bilhetes de papel com tarja magnética do tipo Vale-Transporte, Escolar e Integração com Ônibus Intermunicipal não serão mais aceitos nesses coletivos. No entanto, a falta de informação sobre a alteração tem gerado dúvidas nos passageiros.

A equipe do Diário esteve ontem no Terminal Metropolitano Santo André Oeste e viu apenas três cartazes informativos sobre o fim de alguns tipos de passagem, todos colocados no túnel subterrâneo do terminal. O comunicado diz que quem deseja usar o transporte após a data limite precisará ter o Cartão BOM. O aviso também mostra imagens dos bilhetes que deixaram de ser comercializados.

“O cartaz dá a entender que quem usa raramente o transporte vai ter de comprar um cartão e isso não compensa”, disse a professora Luzia Maria, 52 anos, demonstrando não entender o que de fato será alterado no sistema de bilhetagem.

A encarregada de supervisão Girlene Maria da Silva, 48, passou despercebida pelos avisos. “Vi cartazes espalhados, mas não li porque sempre passo correndo pelo terminal. Como sempre tem propagandas coladas, nem todos param para ler. O pessoal devia avisar quando fôssemos comprar os bilhetes, isso já ajudaria”, afirmou.

Alguns usuários disseram que ouviram comunicados sobre a mudança no sistema de som do terminal.

O estudante Roberto Maia, 20, também não sabia que a mudança aconteceria e ficou preocupado. “Tenho vários bilhetes de estudante e não conseguirei usar todos até o prazo final. Tenho medo de perdê-los.”

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que gerencia o sistema, informou que os bilhetes com tarja magnética do tipo Vale-Transporte, Escolar e Integração com Ônibus Intermunicipal, aceitos nos ônibus do Corredor ABD, tiveram comercialização suspensa desde janeiro de 2012, sendo gradativamente substituídos pelo

Cartão BOM no pagamento da tarifa. De acordo com a empresa, a divulgação da mudança está sendo realizada desde o fim de agosto.

A EMTU ainda informou que os bilhetes magnéticos dos modelos unitário e de integração com o Metrô e sistema da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) continuam a ser vendidos e aceitos normalmente nos terminais e postos de venda credenciados na região. No entanto, as passagens de papel estão cada vez mais escassas no Grande ABC.

Segundo a empresa, o objetivo é estimular o uso do Cartão BOM para maior praticidade, comodidade e segurança dos usuários do sistema de transporte metropolitano.

Para informações dos postos para a obtenção do Cartão BOM, o interessado pode procurar as bilheterias dos terminais do Corredor ABD, pelo site www.cartaobom.net, ou ligar nos números 0800 - 771 18 00 e 0800 724 05 55.

Usuários têm dificuldade de encontrar e pagam mais por passagem

Em reportagem publicada na edição de 24 de agosto, o Diário denunciou o fato de passageiros do Grande ABC que dependem do bilhete de papel para embarcar nos trólebus terem dificuldade de encontrar o passe fora dos terminais. Com isso, os usuários se tornam alvo do comércio irregular e chegam a pagar até R$ 0,30 a mais para utilizar os coletivos do Corredor ABD – o preço da passagem é R$ 3,20.

Na época, a equipe do Diário circulou por dez pontos afastados dos terminais de Santo André, São Bernardo e Diadema e teve dificuldade para localizar estabelecimentos credenciados para a venda dos bilhetes. Isso porque muitos comerciantes abandonam a prática e alegam que o lucro da comercialização dos passes – 2% por bilhete – é baixo. Em outros casos, comerciantes credenciados cobram mais pelo bilhete em tentativa de ampliar sua margem de lucro.

Por Cadu Proieti e Drielly Gaspar - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.