NOTÍCIA ANTERIOR
Yahoo! abre caminho para negociação com AOL, diz jornal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Filme na internet deixa de ser sinônimo de YouTube
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/09/2008 | Informática
Filme na internet deixa de ser sinônimo de YouTube
Assistir a vídeos na internet já não é como antes. Filme na rede deixou de ser sinônimo de YouTube. Ao reencarnar nas redes sociais, no celular, no e-mail, em blogs, em canais de TV on-line ou em programas populares como o iTunes, o vídeo assume um caráter íntimo e quase onipresente --há até serviços que documentam rotinas e gostos pessoais.

Sites que concentram clipes amadores e que permitem organização precisa de vídeos ganharam espaço ao se mesclares com outros formatos populares da rede, fazendo o YouTube parecer um bagunçado arquivo de imagens.

O Kyte (www.kyte.com), por exemplo, é um serviço que permite a qualquer pessoa fazer transmissões ao vivo com uma câmera de aparelho celular diretamente para um canal pessoal hospedado no site.

O canal ainda pode ser inserido em redes sociais, como MySpace e Facebook, ou acompanhado de outro aparelho celular. O serviço ganhou popularidade entre os fãs de rap ao transmitir vídeos de bastidores da turnê do cantor americano 50 Cent feitas por meio do próprio celular do artista.

Microvídeos

Enquanto no Kyte o vídeo on-line invade os territórios de canais de TV e celulares, no 12seconds (12seconds.tv) a invasão se dá no ainda pouco explorado mundo dos microblogs, como o Twitter.

No site, pessoas carregam vídeos com duração de 12 segundos para dizer ou mostrar o que estão fazendo naquele instante. A similaridade entre Twitter e 12seconds é tão grande que muitos posts no primeiro já carregam link para os minivídeos do segundo.

Focando em gostos, a SonicSwap (www.sonicswap.com) coloca o vídeo mais perto do iTunes. A rede social construída dentro do aplicativo da Apple busca na internet, principalmente no YouTube, vídeos para todas as listas de canções do usuário. Assim, o iTunes se torna uma biblioteca de vídeos previamente determinada pelo gosto musical do seu dono.

Já o Blinkx (tv.blinkx.com) entra no campo de batalha dos buscadores e também dá atenção a gostos pessoais.

O serviço é conta com uma ferramenta de pesquisa de episódios inteiros de programas de TV encontrados gratuitamente na rede. É possível encontrar desde "Os Simpsons" até "Barrados no Baile" na íntegra e com alta qualidade de imagem.

Por Bruno Romani - Colaboração para a Folha de São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.