NOTÍCIA ANTERIOR
CUT e centrais sindicais realizam 1º de Maio unificado em 2014
PRÓXIMA NOTÍCIA
Comerciantes e Prefeitura de Santo André revitalizam indústria das noivas
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/04/2014 | Economia
Filhos do ABCD vão presentar melhor suas mães
Filhos do ABCD vão presentar melhor suas mães Valor médio dos presentes ficará em R$ 244. Fotos Andris Bovo
Valor médio dos presentes ficará em R$ 244. Fotos Andris Bovo
Pesquisa afirma que eles pretendem gastar 15% a mais neste ano

Os filhos do ABCD revelam maior disposição em gastar neste Dia das Mães, com valor médio programado de R$ 244. A média é 15% superior em relação ao ano passado. É o que mostra a Pesquisa de Intensão de Consumo (PIC) elaborado pelo Observatório Econômico, da Universidade Metodista.

Os dados divulgados nesta terça-feira (22/04) apontam aumento no nível de renda familiar na Região, fator determinante para a maior sensibilidade de gastos com presentes. De acordo com o levantamento, o poder de compra está concentrado nas famílias que possuem entre três e cinco salários mínimos (28,8%). Em 2013 a concentração era maior nas famílias com renda de um a dois salários mínimos (23,4%).

“Com o mercado de trabalho apresentando nível de desemprego baixo e reajustes salariais positivos, a renda familiar ampliou e, consequentemente, a intenção de consumo para esta data”, afirmou Sandro Maskio, coordenador do estudo. Essa elevação do gasto médio gera expectativa de que o Dia das Mães movimente aproximadamente R$ 131 milhões na Região, uma expansão de 8% em comparação ao ano anterior, descontando a inflação.

Internet - O aumento da renda acompanha a preferência pelos shoppings (45,9%) e pela internet (10%), que apresentou maior variação se comparado com o ano passado, quando a internet era a escolha de 5,5% da população participante da pesquisa na Região. “A comodidade e a ampliação do acesso aos mecanismos informatizados de compra podem ser um dos fatores que levaram os consumidores de todas as rendas a mudarem o local de compra”, disse o economista.

A intenção de compra pela internet influencia na forma de pagamento escolhida. O cartão de crédito apresentou aumento, passando de 25,2% para 33,7% da preferência dos consumidores. O pagamento em dinheiro ainda lidera o ranking, mas teve queda de 43,8% para 37,7% de preferência nos estabelecimentos da Região.

Em consideração aos pontos fixos de compra, os shopping e centros comerciais de São Bernardo, Santo André e Mauá concentram o maior número de consumidores disponíveis a gastar. No entanto, os comércios andreenses apresentam maior capacidade de atrair consumidores de outras cidades do ABCD. “O centro da cidade e os shoppings têm facilidade de acesso pelo transporte público e isso aumenta a atração do consumidor”, aponta Lincoln Morales, superintendente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

A pesquisa foi aplicada nas principais ruas de comércio do centro de cada cidade, shoppings e bairros dos sete municípios. A amostra foi de aproximadamente mil questionários respondidos, com margem de erro de 3 pontos percentuais.

Por Iara Voros - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.