NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de Mauá de irá vistoriar residência de paciente suspeito de estar com febre amarela
PRÓXIMA NOTÍCIA
TJ aceita denúncia contra Leonel Damo
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/01/2008 | Cidade
Filas por vacina de febre amarela crescem na região
O medo da febre amarela faz com que aumente a cada dia as filas nos postos de saúde da região. Em São Caetano, aproximadamente 3.000 pessoas foram vacinadas nesses primeiros dias de 2008. Em São Bernardo, de 1º a 11 de janeiro, 2.384 doses foram distribuídas e, em Santo André, até anteontem, outras 1.020 pessoas tinham sido imunizadas. Tais números já superam em muito os do ano passado. Para se ter uma idéia do aumento da demanda, basta citar que em todo ano passado São Bernardo imunizou 387 pessoas.

Em Santo André, 1.900 doses foram distribuídas ontem. Como o lote só chegou no período da tarde, as filas já eram grandes. Luzineide Carlos Oliveira chegou na unidade do Centro às 5h15, contrariando a recomendação das autoridades, que desaconselham pessoas que não vão para as áreas de risco tomarem a vacina. “Vou viajar para o Paraná (Estado que não é considerado de risco) no sábado. Quero me prevenir”, declarou.

Segundo a diretora da Vigilância à Saúde de Santo André, Silvia Quaglino, a partir de amanhã estará em funcionamento um novo esquema de vacinação. “Concentraremos o atendimento nas unidades do Centro e da Vila Guiomar, para agilizar o fornecimento e controlar os estoques”, revelou.

Para a coordenadora da UBS Central de Mauá, Nilvia Alves da Silva, não dá para recusar a vacina para quem procura. “É muito complicado fazer a triagem. Orientamos quem deve ou não ser vacinada, mas, se a pessoa quiser, toma. É direito.”

De acordo com a Prefeitura de São Bernardo, não faltam vacinas nos postos do município. Em nota, o diretor da Vigilância à Saúde, Wagner Kuroiva, caracterizou a procura como “desnecessária e injustificada”. Em São Caetano, a Prefeitura afirma que, não havendo aumento na demanda, os estoques duram até amanhã. Na sexta-feira, o município receberá nova remessa de vacinas do Estado.

Em Mauá, até o dia 11, 1.100 pessoas tinham sido atendidas nas seis UBS que realizam a vacinação. Ontem, mais mil doses foram distribuídas. A Prefeitura de Ribeirão Pires afirma que já imunizou 493 pessoas neste ano. E mesmo não registrando falta de vacinas, requisitou mais 1.000 doses. Em Diadema, o atendimento é prestado somente na UBS do Centro, onde 300 doses foram distribuídas ontem e mais 450 estavam em estoque. Até o fechamento desta edição, Rio Grande da Serra não havia respondido à reportagem.

(Supervisão de Adriana Gomes)

Senhas para a imunização acabaram às 14h em Diadema
Luciana Yamashita - Diário do Grande ABC

Em Diadema, a procura pela vacina da febre amarela foi grande e às 14h, as senhas já tinham acabado. Cerca de 60 pessoas aguardavam na fila na UBS Central, único local de vacinação na cidade.

A professora Priscila León, 27 anos, vai viajar para Goiás no Carnaval e conseguiu uma senha. “Mas quase fiquei sem a dose. Minha mãe e meu cunhado, que também viajarão, viriam para cá, mas telefonei para avisar que as senhas acabaram”, conta.

Até a semana passada, a vacina era aplicada apenas às terças-feiras, a partir das 13h. Agora, o atendimento é feito todos os dias, a partir das 9h.

Por André Vieira - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.