NOTÍCIA ANTERIOR
Mesmo com sufoco no fim, Tite vê evolução no Corinthians
PRÓXIMA NOTÍCIA
Santos esnoba R$ 18 milhões por Ganso
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/01/2012 | Esportes
Fifa programa reinauguração do Maracanã para março de 2013, com jogo entre times brasileiros
Fifa programa reinauguração do Maracanã para março de 2013, com jogo entre times brasileiros  Operário observa as obras no Maracanã / Daniel Marenco - 23.jan.12/Folhapress
Operário observa as obras no Maracanã / Daniel Marenco - 23.jan.12/Folhapress
A Fifa quer reinaugurar o Maracanã em março do ano que vem. A entidade que comanda o futebol já requisitou a cessão do estádio para o dia 1º do mês em questão.

A intenção da Fifa é realizar dois jogos na arena reformada antes do início da Copa das Confederações. O torneio-teste para a Copa do Mundo de 2014 será realizado em junho de 2013 no país.

Pela programação da federação internacional repassada aos responsáveis pela obra, o primeiro jogo seria entre times brasileiros. Os clubes não foram definidos. Já a segunda partida seria realizada com a seleção brasileira em maio, um mês antes da Copa das Confederações.

Orçado em quase R$ 1 bilhão, o Maracanã será palco da final do Mundial-2014.

O estádio é o recordista de jogos na Copa do Mundo, com sete duelos, mas a seleção comandada por Mano Menezes só jogará na arena se chegar à grande final.

Os dois jogos em março do ano que vem servirão como testes para os administradores do estádio aprenderem a operar o novo Maracanã.

Se o estádio for entregue depois da data-limite estipulada pela Fifa -28 de fevereiro de 2013-, o consórcio responsável pela obra terá que pagar uma multa milionária por cada mês de atraso.

"A multa é o que menos me preocupa. Pelo nosso cronograma, vamos entregar o Maracanã em fevereiro de 2013", afirmou Carlos Zaeyen, gerente de contrato da obra.

A arena carioca é a única das envolvidas na Copa das Confederações que teve o prazo de entrega ampliado pela Fifa. Os outros três estádios -Mineirão (MG), Castelão (CE) e Estádio Nacional (DF)- terão que ficar prontos em dezembro deste ano.

A reforma do Maracanã está entrando no pico de sua obra. No mês que vem, cerca de 4.000 pessoas trabalharão no canteiro em dois turnos. Hoje, cerca de 2.800 operários se revezam no canteiro por 20 horas diárias.

Inicialmente, o estádio seria entregue em dezembro, mas a demolição da antiga marquise atrasou o ritmo da reforma. O estudo para destruição da cobertura demorou cerca de seis meses.

Atualmente, os operários terminam a recuperação estrutural do Maracanã, que teve o setor de cadeiras e parte das arquibancadas demolidos. Uma fábrica de pré-moldados foi construída do lado de fora do estádio, e várias frentes de trabalho foram abertas no canteiro.

No final do primeiro semestre deste ano, os operários iniciarão a fase de revestimento do interior do estádio (banheiros, camarotes, bares). A nova cobertura deve ser instalada em novembro. As cadeiras começarão a ser instaladas em dezembro, período em que o gramado começa a ser tratado.

Por Sérgio Rangel, do Rio - Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.